Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Messe Stuttgart dá pistas para empresas rentabilizarem a participação nas feiras

Estratégia & Negócios

Messe Stuttgart dá pistas para empresas rentabilizarem a participação nas feiras

20 Maio 2022

‘Como podem as empresas obter valor da participação em feiras’ foi o tema de um webinar que, organizado pela ISTMA World, decorreu no dia 19 de maio, tendo como orador Gunnar Mey, diretor de feiras e eventos da Messe Stuttgart, na Alemanha. Uma das principais advertências que este responsável deixou, perante uma plateia virtual composta por cerca de meia centena de profissionais, oriundos de dez países diferentes, foi a necessidade de as empresas “prepararem cuidadosamente a sua participação em eventos deste tipo”, sob pena do investimento não corresponder às expectativas.


As feiras, sublinhou, constituem acesso privilegiados de incrementar os negócios e até de angariar novos clientes. Mas está nas mãos das empresas pensar, programar e preparar a sua participação de forma a alcançar os seus objetivos.


Gunnar Mey começou por contar o quanto este sector foi afetado pela pandemia de Covid-19, tendo sido forçado, durante dois anos, a suspender a sua atividade, uma vez que implicava a aglomeração de pessoas num mesmo espaço. “Fomos os primeiros a encerrar a atividade e à medida que a pandemia foi sendo solucionada, com o incremento da vacinação, fomos os últimos a retomar a nossa ação, ainda que de forma algo condicionada”, explicou, contando que, durante a pandemia, a Messe Stuttgart realizou ações digitais, grande parta delas com comprovados resultados positivos. Apesar disso, considera que nada substitui os resultados relativos à presença real e ao contacto entre as pessoas.


Apresentou alguns estudos, dando nota de que a ambição prioritária de quem participa numa feira é, normalmente, alcançar um número considerável de vendas. Mas, salientou, estes certames permitem também uma interação única com clientes e potenciais clientes, gerando novos contactos que, no futuro poderão traduzir-se em negócios. Constituem também, no seu entender, uma excelente oportunidade de reforçar a confiança dos clientes.


Para que corresponda aos anseios de quem participa, salientou, é preciso ter em consideração questões como a localização ou a dimensão do espaço, bem como o profissionalismo e a imagem de quem representa a empresa. Advertiu as empresas para a necessidade de, se for caso disso, recorrerem a serviços de profissionais dessa área para obterem os melhores resultados.



Chegar a clientes

As feiras, lembrou ainda, permitem difundir informação sobre a empresa expositora, mas também receber inúmeros dados sobre os mercados e os potenciais clientes. Possibilitam também o acesso à comunicação social e a conferências e apresentações que podem ser importantes para potenciar os negócios. Para além disso, são excelentes oportunidades para estimular o trabalho de equipa, incentivando os colaboradores a darem opiniões e participarem no evento.


No seu entender, apesar de toda a aposta em tecnologias e meios digitais, as feiras presenciais continuam a ser uma excelente opção para as empresas abordarem os mercados mais interessantes e chegarem junto dos clientes mais apetecíveis.


Bob Williamson, Presidente da ISTMA World, congratulou-se com a apresentação, aconselhando os presentes a olhar para com mais atenção para a participação em feiras, de forma a melhorar os resultados.


Esta sessão integra o conjunto de webinares que a ISTMA está a realizar no decorrer deste ano, procurando promover a reflexão do sector sobre tendências, questões prementes e tecnologias emergentes.