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O protótipo do primeiro carro a hidrogénio desenvolvido pelos estudantes do Técnico Fuel Cell (Instituto Superior Técnico) tem um formato inspirado numa gota de água, pesa 130 kg e apresenta uma tecnologia de célula de combustível PEM (Proton Exchange Membrane).
Foto: Instituto Superior Técnico
Foi apresentado no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, contando com a presença de António Costa Silva (antigo Ministro da Economia e do Mar) e Manuel Andrade (Head of Open Innovation da Galp - principal entidade financiadora do projeto).
«A utilização de hidrogénio como combustível garante a produção de energia limpa e sustentável para alimentar o motor elétrico do veículo. Desta forma, em vez de fumos poluentes, sai água pura como resíduo», pode ler-se em comunicado.
Rogério Colaço, presidente do Técnico, assegurou que «o carro vai andar», demonstrando o papel do Instituto para a criação de «tecnologia e conhecimento, colocando-os ao serviço das pessoas». Também António Costa Silva reforçou a preocupação com o combate às alterações climáticas, argumentando que «se não mudarmos o paradigma de mobilidade nas cidades com carros deste tipo, vamos ‘bater contra a parede’ na proteção ambiental».
«O carro vai andar» alimentou as expectativas da audiência, quando o piloto do Técnico Fuel Cell se sentou ao volante...e o carro andou.