Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > FLEXCRAFT: Investimento da SETsa no I&DI gera resultados e prémios

Projetos, Parcerias & Protocolos

FLEXCRAFT: Investimento da SETsa no I&DI gera resultados e prémios

14 Abril 2021

A SETsa considera a Investigação, Desenvolvimento e a Inovação (I&DI) como um dos pilares estratégicos da empresa dirigido à satisfação contínua da expectativa dos clientes e cuja missão principal é acompanhar tendências e apresentar soluções inovadoras que potenciem a extensão da sua oferta no mercado como uma filosofia da empresa.


Na continuidade dos projetos na área aeronáutica, Life (2009), ‘newFace’ (2012) e Xaerostructures (2012), a empresa SETsa, do Grupo IBEROMOLDES, conciliando a sua experiência ao conhecimento adquirido na área de desenvolvimento de produto, coordenou o projeto “Flexcraft - Flexible Aircraft” (2016), recentemente distinguido com o galardão ‘Ouro’ pelos IDA International Design Awards, na categoria Product Design dedicado aos projetos de aeronáutica.


O FlexCraft conjuga a ideia de modularidade e flexibilidade, permitindo uma reconfiguração da cabine para diferentes missões (comerciais e de lazer, de socorro, entre outras) para competir com soluções de asa rotativa, através de uma operação em pistas curtas, melhorando o desempenho global. Esta distinção vem reconhecer o trabalho e dedicação do consórcio que, para além da SETsa, é constituído pela empresa Almadesign, pelo Instituto Superior Técnico, a Embraer Portugal e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia (INEGI).


O projeto seria dado a conhecer a nível internacional entre 31 de março e 02 de abril, em Hamburgo, na Alemanha, mas a pandemia de Covid-19 impediu que tal sucedesse. Contudo, os seus criadores não se sentiram impedidos de trabalhar em novas soluções, de forma a melhorá-lo e prepará-lo para o futuro. “Os consorciados já candidataram um novo projeto de desenvolvimento para levar mais longe os resultados alcançados, com uma duração de 36 meses, igualmente inovador e ainda mais sustentável e amigo do ambiente”, explica Leonel de Jesus, da SETsa. Deste modo, adianta, “pretendemos continuar a apostar numa área em ascensão, em que os consumidores, tendo estilos de vida cada vez mais atribulados, querem viajar da maneira mais rápida e eficiente possível”.