
Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
28 Outubro 2020
Foi através de uma simulação bastante semelhante ao frenesim normal da fase inicial de produção de um molde numa qualquer empresa do sector, que Nuno Pereira e Marco Almeida, da CadSolid, desenvolveram o webinar ‘Trabalhar num software de CAM integrado com o CAD: Ganhe tempo, reduza erros’. Não faltaram as muitas alterações ao molde, as correções e necessidade de modificações, numa ‘correria’ para conseguir cumprir o prazo. E no final, o objetivo foi alcançado.
Organizado pela CEFAMOL, em conjunto com a empresa CadSolid, este webinar técnico teve lugar no dia 27 de outubro.
A CadSolid, empresa criada em 2004, deu conta aos cerca de 50 profissionais do sector presentes ‘virtualmente’ na sessão, da solução ‘TopSolid’ que disponibiliza ao mercado e que permite “ganhar tempo e qualidade” na produção do molde, ao estabelecer uma comunicação permanente entre o CAD e o CAM.
As vantagens, de acordo com os dois profissionais que realizaram esta apresentação, são evidentes: desde logo, a solução permite que vários utilizadores trabalhem em simultâneo, na mesma base de dados. Cada um deles pode realizar modificações e alterações e todas elas vão sendo atualizadas, de forma a que CAD e CAM estejam sempre em comunicação, o que permite ganhar tempo. Nuno Pereira salientou que “uma das diferenças na utilização deste software é que deixa de ser necessário exportar ou importar ficheiros, o que evita os tempos não produtivos que, nas contas finais, representam um ganho grande para as empresas”. Por outro lado, salientaram os dois, trata-se de um software versátil, que pode ser adaptado à realidade de qualquer empresa e que garante melhorias na produtividade, interligação, diminuição do erro, segurança, gestão de dados e backup da informação.
Gestão integrada
E foi precisamente isso que demonstraram, ao longo da apresentação, simulando a criação de um projeto e as sucessivas alterações necessárias.
Uma das principais questões a que procuraram dar resposta foi a razão para escolher esta solução. Explicaram que a empresa dá prioridade à satisfação das necessidades dos clientes, promovendo um acompanhamento e formação intensivos para que o resultado se traduza num trabalho de excelência que, asseguram, o seu software proporciona.
Destacaram a importância da gestão integrada da informação, garante de qualidade da produção de um artigo, desde uma fase embrionária até à passagem pelas várias etapas de produção: engenharias, design, simulação, CAM, moldes e elétrodos.
Num fabrico mais convencional, sublinharam, qualquer problema detetado no CAM teria de ser reportado ao CAD, sendo necessário andar com o processo para trás. No entender de Nuno Pereira e Marco Almeida, este recuo não faz sentido, aportando até algum ‘caos’ ao processo produtivo. Por isso, consideraram ter a solução ideal para evitar esse retrocesso.
A CADSolid, presente em Leiria e em Vila Nova de Famalicão, é composta por uma equipa de 25 pessoas, 16 das quais são técnicos. Está neste momento a preparar a transição para novas instalações. A indústria de moldes é uma das indústrias-alvo, mas a CadSolid disponibiliza também as suas soluções aos sectores da mecânica de precisão e aeroespacial, bem como outras áreas como as construções metálicas. Para além destas áreas, esta empresa dedica-se também à formação, sendo certificada pela DGERT. Prepara para breve o lançamento de uma plataforma de formação online.