
Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
30 Novembro 2020
Três jovens empreendedores, da Marinha Grande, Fundão e Montemor-o-Novo, viram os seus projetos premiados pela iniciativa ‘Dá-te a Conhecer’, dinamizada pela incubadora OPEN da Marinha Grande. A entrega dos prémios deste concurso de ideias inovadoras decorreu no dia 28 de novembro, na gala (online) de encerramento desta iniciativa, que juntou, para além dos galardoados, os municípios parceiros: Marinha Grande, Fundão, Montemor-O-Novo e Oliveira de Azeméis.
Joaquim Menezes, presidente do Conselho de Administração da OPEN, destacou o papel cívico desta iniciativa que nasceu, em 2012, no seio da incubadora, mas que rapidamente contou com o apoio, não apenas dos municípios parceiros e de outros que com ele colaboraram, mas também de algumas das cidades estrangeiras geminadas com o município marinhense como La Granja de San Ildefonso (Espanha), Tarrafal (Cabo Verde) ou Fontenay Sous Bois (França).
Visando a partilha de experiências e boas práticas entre empresas dos vários municípios, o ‘Dá-te a Conhecer’ continua a crescer, sublinhou, dando como exemplo o protocolo com a Associação de Diplomados Portugueses em França (AGRAFr), que possibilitará criar condições para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos entre empreendedores dos dois países.
No âmbito deste projeto, contou ainda, foi criado um ‘Guia do Investidor’, documento que pretende atrair investimento, talento e empreendedorismo à Marinha Grande.
Marlene Rosa, da empresa premiada Agilidades (que, a partir da Marinha Grande, desenvolve terapêuticas para os idosos) manifestou-se grata com a distinção, adiantando que o prémio lhe dará a oportunidade de “alavancar e melhorar” o seu projeto. O mesmo afirmaram Telmo Roque, empreendedor do Fundão (no ramo da cutelaria) e Roberto Santos, de Montemor-o-Novo (que, com a empresa 2Remember, criou uma caixa de distribuição de produtos regionais portugueses). “Somos sonhadores, temos um projeto, mas não estamos bem preparados e esta iniciativa tem sido uma ajuda muito grande”, considerou Roberto Santos.
Os responsáveis dos municípios parceiros também se congratularam com o trabalho desenvolvido e na forma como tem impulsionado o empreendedorismo nas suas regiões.
Sinergias
O ‘Dá-te a Conhecer’, dinamizado pela Incubadora OPEN, e assente em quatro eixos (Economia, Cultura, Turismo e Educação), visa a partilha de experiências, observação de boas práticas e identificação de potencialidades de complementaridade entre municípios, criando sinergias e potenciando trocas económicas.
De entre as ações realizadas no âmbito desta iniciativa, destaque para, entre outras, a organização de ‘missões diplomáticas’ e de representações dos agentes locais, motivados para esta iniciativa; promoção e utilização, conjunta ou articulada, de saberes e equipamentos já instalados, que possam favorecer a disseminação, incubação e instalação de empresas no território, visando a cooperação ativa e criativa intermunicípios e, idealmente, as suas populações e empresas; e potenciar e alargar as relações multipartidas já estabelecidas ou a estabelecer pelos diversos agentes económicos locais.