Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
27 Janeiro 2021
‘Cilindros: Funcionalidades e Desempenho’ foi o tema do webinar técnico que, organizado pela CEFAMOL, teve lugar no dia 26 de janeiro, dinamizado por Alexandre Narciso e Ricardo Lopes, da AHP Merkle. A empresa, com sede na Alemanha, tem a sua delegação portuguesa na Marinha Grande, desde 2018.
Na sessão, os dois oradores apresentaram várias soluções que, no âmbito dos cilindros, têm disponíveis para a indústria de moldes. Falaram perante uma plateia ‘virtual’, constituída por mais de meia centena de profissionais da indústria de moldes.
Na mensagem que deixou, Ricardo Lopes deu ênfase à necessidade de as empresas confiarem nas soluções criadas pelo fornecedor que representa. “A Merkle está cá para ajudar na escolha dos cilindros”, afirmou, sublinhando que o apoio que prestam se estende desde a análise, à escolha e aplicação dos sistemas, até à assistência técnica. “As empresas de moldes são envolvidas na decisão do tipo de cilindro que melhor as serve, desde o início do processo”, enfatizou, explicando ainda que as soluções que comercializa são desenvolvidas por “técnicos com muito conhecimento e experiência”.
“Há várias soluções, ajustáveis a vários tipos de cliente. É preciso falar para encontrar as melhores soluções”, destacou. Questionado sobre a vantagem dos seus produtos em relação à concorrência, Ricardo Lopes esclareceu que “a qualidade das nossas soluções não é, nunca, descurada”.
Alexandre Narciso falou da vertente mais técnica dos cilindros que a empresa alemã disponibiliza ao mercado. Começou por destacar “os problemas que a velocidade pode trazer aos cilindros” e, nesse aspeto, a importância do “amortecimento”. Um processo que, salientou, é tido em conta pela AHP Merkle na conceção dos cilindros para a indústria de moldes. Ou seja, estes produtos conseguem conciliar os ciclos de injeção mais rápidos com o amortecimento, garantindo a qualidade.
Apresentando exemplos práticos para ilustrar a sua intervenção, falou de alguns dos produtos: os cilindros standard (onde o amortecimento é, também ele, standard) ou os cilindros de bloco (nos quais o amortecimento não tem afinação exterior). Deu maior destaque às características da solução que garante o amortecimento linear. Sobre este tipo de amortecimento, Ricardo Lopes adiantou que, quando comparado com outras no mercado – exemplificou com os servomotores – esta solução “acaba por ser mais acessível, a nível de custo”.
Falou depois do cilindro de bloqueio que, em relação a outros comercializados, tem a particularidade de ser retangular. O desenvolvimento deste cilindro tem em conta a pressão da injeção, o aço e também a fixação, entre outros aspetos, salientou.
Apresentando vídeos demonstrativos das tecnologias que demonstraram e, inclusivamente, um filme promocional com a história da empresa alemã, os dois asseguraram que, pelos anos de experiência no mercado e o destaque que coloca na qualidade, a AHP Merkle fornece soluções adequadas aos mais diversos tipos de moldes.