
Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
06 Fevereiro 2020
Hoje em dia tem-se revelado um verdadeiro desafio para as indústrias lograrem atrair e reter talento, sobretudo porque competem com setores que se tornam mais apelativos aos olhos da nova geração de colaboradores.
O que fazer, então, para minimizar o impacto e tornar a indústria atrativa?
1. Definir e nutrir a marca e a cultura organizacionais
Cada vez mais, e sobretudo entre a nova geração de colaboradores, há uma crescente procura de empresas cuja missão e valores são claros e pretendem ter um impacto positivo na sociedade. Defina a marca da sua empresa e assegure que a transmite eficazmente, seja através dos atuais colaboradores que se tornam advogados da sua marca, graças a uma cultura organizacional forte, seja através do site e das redes sociais, partilhando conteúdos que veiculem positivamente a imagem corporativa.
2. Estabelecer parcerias com instituições de ensino
Expanda as técnicas de recrutamento de modo a alcançar um público que claramente está disposto a adquirir conhecimentos. Ao estabelecer parcerias com instituições de ensino, dá a conhecer oportunidades de carreira, além de que se pode revelar bastante benéfico abrir portas e organizar visitas, para que se possa visitar as instalações e conhecer grupos de trabalho.
3. Desenvolver programas de formação e acompanhamento
Proporcione oportunidades de os colaboradores mais novos e inexperientes com colaboradores “veteranos”, alargando inclusivamente a aprendizagem a programas de estágios.
4. Promover oportunidades de progressão de carreiras
Quebre o mito de que a progressão de carreira no setor da indústria é difícil ou que não há perspetivas que vão além das linhas de montagem. Comunique eficazmente internamente os planos de progressão de carreira e inclua este tipo de informação aquando dos processos de recrutamento.
5. Atentar sobre segurança e bem-estar
Só terá a ganhar se promover uma cultura centrada no colaborador e na sua segurança e bem-estar. Planeie programas que mostrem um claro investimento nas pessoas como, por exemplo, ginástica laboral ou a presença ocasional de um nutricionista, tendo em conta a crescente preocupação com uma vida saudável.
6. Demonstrar abertura e engagement
Disponibilize canais que permitam aos colaboradores manifestar as suas preocupações e deixar sugestões. Uma abordagem de abertura vai permitir evitar falhas de comunicação e aumentar o envolvimento de todos, fomentando o sentimento de pertença.
7. Realizar benchmarking de benefícios e políticas salariais
Avalie os sistemas salariais e de compensação e benefícios da sua empresa, e compare-os com concorrentes diretos e, até, com outros setores. Perceba como poderá tornar a sua empresa mais atrativa e promova os benefícios em campanhas de recrutamento e esforços de retenção.
Leia o original AQUI.