Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > GLN selecionada para colaboração no programa Better Factory, da União Europeia

Empresas

GLN selecionada para colaboração no programa Better Factory, da União Europeia

05 Julho 2023

A Famolde, do Grupo GLN, foi selecionada para participar no programa Better Factory, financiado pelo programa Horizon2020 da União Europeia. A empresa integrará uma das nove equipas do projeto europeu que unirá pequenas e médias empresas (PME) a artistas e empresas de soluções e serviços tecnológicos, com vista ao redesign dos seus portefólios.


O Better Factory tem como objetivo apoiar as PME na entrada em novos mercados com novos e personalizados portefólios de produtos ou serviços, através da formação de equipas integradas por empresas, artistas e business experts, que irão analisar os portefólios atuais de produtos/serviços e trabalhar na sua renovação customizada, criando outros designs, modelos de negócio ou mesmo marcas.


A Famolde foi selecionada para o projeto SMARTVIEW (The Smart Factory View), a realizar-se nas suas instalações, que desenvolverá e demonstrará uma interface holística inspirada na natureza para a cooperação entre fábricas. A artista Kristina Pulejkova utilizará a RV e a análise de dados, provenientes de intervenções do fornecedor de tecnologia Octavic, para construir narrativas em torno das relações entre o homem e a natureza no contexto do chão de fábrica. Desta forma, a fábrica será abordada como um ecossistema, um ambiente natural habitado por seres humanos e não-humanos (máquinas), que se envolvem numa rede complexa de interacções e relações, semelhante a uma floresta.


O resultado esperado do projeto SMARTVIEW é uma interface de narração virtual/digital para traduzir dados relacionados com a produção em oportunidades de envolvimento e cooperação, muito provavelmente sob a forma de uma aplicação de experiência de realidade virtual.


Os impactos mais específicos incluem a redução do prazo de entrega até 10 %; a redução do desperdício (refugo/trabalho) em 5 - 8 %; o aumento da disponibilidade das máquinas até 15 %; uma poupança até 5 % no consumo de energia e a redução de gases com efeito de estufa até 5 %.