Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > ‘Um ano em tom laranja’ celebra 100 anos da HASCO

Empresas

‘Um ano em tom laranja’ celebra 100 anos da HASCO

29 Janeiro 2024

Fundada em 1924, por Hugo Hasenclever, a HASCO celebra, este ano, o centésimo aniversário. A efeméride, contaram os responsáveis da empresa, será assinalada por ‘um ano em tom laranja’. Ou seja, a cor identificativa da marca vai estar presente numa grande ação de marketing, traduzida em várias atividades, como conferências, eventos com clientes, ações nas redes sociais e a presença nas mais importantes feiras do sector, ao longo de todo o ano. O objetivo, segundo explicou José Silva, vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios da empresa, é incrementar ainda mais a ligação com os seus clientes. “Vamos contar a nossa história, a nossa evolução e, sobretudo, a nossa cultura”, sublinhou.


Já Christoph Ehrlich, CEO da empresa, assegurou que o futuro da HASCO passará por “manter a sua identidade” que, considerou, “é estar sempre um passo à frente do desenvolvimento tecnológico”, bem como “a sua posição de liderança no sector”. Para tal, salientou, assume-se como vital o papel da equipa, “cuja ação e compromisso” têm sido essenciais para o sucesso da empresa.


A história da HASCO, cujo nome está intimamente ligado ao apelido do seu fundador – Hasenclever – teve início em 1924, nascendo como uma empresa de trabalho em ferro forjado, em Lüdenscheid (Alemanha). Contudo, ao longo do tempo, o fundador desenvolveu-a, de forma a tornar-se numa empresa de fabrico de moldes. A ascensão que viria a ter deveu-se, em grande parte, ao filho do fundador. Rolf Hasenclever observou, com atenção, o trabalho do pai, identificando aspetos que poderiam ser melhorados. Dessa forma, veio a assumir as rédeas da empresa, fazendo-a crescer e tornar-se uma referência na indústria. A história dá relevo a um pequeno brinquedo, usado como uma espécie de teste do pai ao seu filho. Rolf conseguiu concluí-lo com sucesso, ganhando, dessa forma, a confiança do pai, que o tornou sócio, em 1953.



Inovação

Foi sob a gestão de Rolf Hasenclever que a empresa veio a desenvolver um conjunto de inovações que se tornaram fundamentais para a indústria. Um dos exemplos foi o criação e registo, em 1960, de um sistema modular para o fabrico dos moldes.


Seguiram-se outras invenções e patentes que catapultaram a HASCO como uma empresa-sinónimo de inovação e agilidade. De acordo com os responsáveis da empresa, esta “foi pioneira na digitalização, num momento em que ainda não se falava desse tema”. Com efeito, foi em 1982 que a empresa introduziu o CAD.


Atualmente, questões como a Inteligência Artificial, a automatização, machine learning e a digitalização constituem as prioridades. Por isso, a empresa disponibiliza no seu catálogo mais de 100 mil produtos.


Pautada por um crescimento constante, a HASCO expandiu a sua ação para várias partes do globo, estando, atualmente, presente em cerca de quatro dezenas de países. Com isto, explica Christoph Ehrlich, a empresa dá resposta a uma das suas principais prioridades: “estar perto do cliente, falar na sua língua nativa e, dessa forma, perceber melhor as suas necessidades”.


É que, salientou, “a satisfação dos nossos clientes é a nossa maior recompensa”.