
Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
21 Setembro 2021
Quanto mais ágil e fluída for a comunicação entre as áreas comercial e da produção, mais rigoroso será o cumprimento dos projetos. A clareza e o bom entendimento entre estas duas áreas são fundamentais para definir um bom planeamento que dê resposta ao esperado pelo cliente, mas também à eficiência da empresa.
A visão global do que está a acontecer na produção, e em tempo real, colocada ao serviço da área comercial e da gestão da empresa. Este é, para João Assis, Pedro Baroseiro e Sónia dos Santos, na qualidade de coordenadora comercial da Moldes 2000, o próximo passo para assegurar uma otimização mais funcional em todo o seu processo produtivo.
Os três falam de um sistema tecnológico que está a ser introduzido no processo produtivo e que possibilitará isso mesmo: uma ligação constante entre a área comercial e a produção, de forma que, em qualquer contacto com o cliente, seja possível ter uma resposta assertiva e em tempo real, sobre a capacidade produtiva da empresa. “Isto permite ter uma visão global do que está a acontecer e poder tomar uma decisão baseada em factos e tempos reais”, explica João Assis.
O software, acrescenta Sónia dos Santos, “está a ser adaptado à medida da empresa e permite ter a ligação estruturada, para cada projeto, tanto em orçamentação como em fabricação, para que tudo aquilo que seja fluxo de informação, corra de forma fluida entre departamentos”.
De uma forma mais prática, João Assis exemplifica que “se entrar um molde, a comercial consegue olhar para um plano e, automaticamente, perceber se consegue aceitar o prazo pedido pelo cliente”. Com este método, adianta, é assegurada a gestão do planeamento do processo produtivo.
“Através da otimização da produção, conseguimos fazer com que a gestão e a comercial tenham informação em tempo real, esteja em que parte do mundo estiver, e dar uma resposta concreta ao seu cliente”, salienta.
Sónia dos Santos enfatiza que uma equipa comercial munida com uma ferramenta destas “pode fazer a diferença quando estamos a negociar um projeto”. Ou seja, “quando estamos num cliente, ter essa resposta pronta na hora pode ajudar a fazer ganhar o projeto, porque é logo negociável e com rigor baseado na situação real da capacidade produtiva da empresa”.
“O sistema permite organizarmo-nos internamente para poder dar essa resposta direta”, acrescenta João Assis, sublinhando que “permite ter a produção e a pessoa que planeia focadas em cada trabalho, sem ter a necessidade de haver sempre alguém a perguntar ou a pedir para introduzir alterações. Tudo isso corre automaticamente no sistema, ou seja, passamos a ter um planeamento planeado”.
E, adianta ainda Sónia dos Santos, com a vantagem de que “se for necessário haver alterações ou trabalhos não previstos no molde, o sistema implementa diretamente esses reajustes nos espaços que deteta no planeamento”. Logo, não compromete outros projetos.
Melhoria evidente
Para Pedro Baroseiro, trata-se de um sistema que, pelas suas características de inovação e desempenho, “vai além da Indústria 4.0”, permitindo refinar o planeamento a níveis muito apurados. “É certo que o planeamento perfeito não existe. Se houver uma avaria numa máquina, lá se vai o planeamento. Mas este sistema permite integrar o processo produtivo de tal forma que acrescenta rigor ao planeamento”, sublinha.
E isso é, no seu entender, fundamental quando se pretende estabelecer uma relação de confiança com o cliente. “Os comerciais são aqueles que defendem os interesses da empresa, mas também do cliente. Se um comercial tiver acesso a toda a informação que necessita, de forma a ter uma resposta imediata – e concreta – às questões do cliente, conseguimos transmitir confiança”, adianta. A tecnologia assume, por isso, um papel muito importante. Mas, adverte, “só tem importância se for utilizada corretamente pelas pessoas”.
Para Pedro Baroseiro, “com esta ligação entre pessoas e tecnologia, o objetivo é ter todo o processo produtivo sistematizado: a comercial e produção, mas também a área administrativa, o projeto e a programação. Com a informação que parte da comercial, o sistema dispara informação para todas as áreas da empresa”.
João Assis acrescenta que um dos principais objetivos é assegurar uma comunicação “que evite as falhas”, enquanto Sónia dos Santos considera que, com este processo, “todas as áreas da empresa vão estar ainda mais ligadas, porque este é um processo em que todos dependemos de todos”.
Há pouco mais de um ano na administração da Moldes 2000, empresa que adquiriram em 2020, Pedro Baroseiro e João Assis revelam ter aferido, de imediato, a necessidade de melhorar a otimização tecnológica na empresa, de forma a rentabilizar o processo produtivo. “As empresas estão, de uma maneira geral, dependentes de uma ou duas pessoas. Mas não deve ser assim. Uma pessoa não chega a todo o lado. E, por isso, mais cedo ou mais tarde começam os problemas. Por isso, acreditamos que este é o caminho certo”, salienta Pedro Baroseiro.