Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > Santos & Schulz: Parceria estreita com fornecedores para assegurar o melhor serviço aos clientes

Empresas

Santos & Schulz: Parceria estreita com fornecedores para assegurar o melhor serviço aos clientes

20 Dezembro 2021

Com uma resposta de excelência centrada na comercialização de moldes para a indústria de plásticos, a Santos & Schulz foi fundada na Marinha Grande, em 2001. De então para cá, tem vindo a crescer, sustentando esse crescimento na busca das soluções mais eficazes para satisfação dos seus clientes. Atualmente com seis colaboradores, a empresa rodeia-se de um conjunto de fabricantes de eleição, trabalhando para mercados como Alemanha, Irlanda, Israel, Estados Unidos ou Arábia Saudita. Opera em vários sectores e assegura o fornecimento de moldes de diferentes dimensões e tecnologias.


A Santos & Schulz foi fundada na Marinha Grande, em 2001 por dois sócios: Joaquim Santos e Manfred Schulz. Nasceu tendo como principal atividade a comercialização de moldes para a indústria de plásticos e, dessa forma, procurando constituir-se como uma resposta mais assertiva numa zona onde proliferavam, já, as empresas fabricantes de moldes.


Surgiu como uma empresa mais abrangente em termos de soluções. Para isso, selecionou como parceiros vários fabricantes, de forma a dar resposta aos pedidos das mais variadas tecnologias e dimensões, de acordo com as necessidades dos clientes. Desde então, o grupo de fornecedores tem-se mantido, havendo, até, pontualmente, a incorporação de algumas outras empresas, sempre que exista essa necessidade.


Em 2010, a empresa passou a ser exclusivamente detida por Joaquim Santos. Tem, atualmente, seis colaboradores. Tendo a Alemanha como principal cliente, opera também noutros mercados como Irlanda, Israel, Estados Unidos e Arábia Saudita. De forma a assegurar a eficácia da resposta que proporciona aos clientes, a empresa apostou na certificação, nas áreas da Qualidade, Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente.


Ao contrário de outras empresas, a indústria automóvel não é o seu cliente predominante. Com efeito, abrange uma diversidade de áreas que se estendem dos componentes eletrónicos, às caixas de ferramentas, utilidades domésticas, entre outros. A ligação aos vários fabricantes permite que a resposta que presta aos clientes abranja, igualmente, várias dimensões de moldes e tecnologias.



Os preços

Joaquim Santos, o fundador, considera que, atualmente, a indústria passa por uma mudança de paradigma. “A fidelização de clientes perdeu-se: a qualidade é importante, mas, no final, o preço é o fator decisivo”, defende, advertindo que “se não houver um aproveitamento das tecnologias a nível da fabricação de moldes, de forma a fazer baixar os preços, vai ser difícil subsistir”.


No seu entender, “fala-se da crise da indústria automóvel como um dos fatores principais para a redução de trabalho, mas, se analisarmos, tem sido constante a saída de novos modelos de carros”. Ora, sublinha, “os moldes para as peças destes modelos têm de estar a ser feitos em algum lado”. E enfatiza: “é lógico que estão a ser feitos onde se produz mais rápido e mais barato”. Por isso, vê apenas uma forma de combater esta situação, que passa por “mudar as mentalidades e aproveitar as tecnologias existentes, de forma a contrariar esta tendência”. Lembra, até, que os produtores nacionais já detêm estas tecnologias.


“A disparidade de preços entre alguns fabricantes portugueses do mesmo nível de qualidade é enorme, o que demonstra que alguns já fizeram alguma mudança de análise”, adianta, considerando que “no futuro, conseguir aproveitar as tecnologias existentes no sentido de, mantendo a qualidade, conseguir baixar os preços, será sinónimo de sucesso”.


Em relação à Santos & Schulz assegura que “irá sempre, defendendo e incentivando aqueles que fazem o melhor aproveitamento das novas tecnologias de fabricação, optar pela defesa, quer dos seus fornecedores/parceiros quer dos seus clientes que são, afinal, o nosso motor”.