Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > SteelPlus: Aposta na inovação tecnológica amplia excelência da resposta

Empresas

SteelPlus: Aposta na inovação tecnológica amplia excelência da resposta

14 Abril 2022

Dedicada à produção de moldes de injeção para a indústria de plásticos, a SteelPlus acaba de realizar um investimento de aproximadamente 1,5 milhão de euros, com o objetivo de otimizar o processo produtivo, com a aquisição de máquinas automatizadas com paletes, laboratórios e softwares de controlo.


Tal aposta permitirá ampliar a área produtiva, aumentar o número de colaboradores nos próximos dois anos, mas, e sobretudo, amplificar a excelência da resposta aos exigentes mercados dos dispositivos médicos, cosmética, eletrónica e packaging que são os segmentos de mercado com que a empresa pretende estrategicamente priorizar com este investimento.


Trata-se de um projeto de cerca de 1,5 milhão de euros, integrado no ‘Portugal 2020’, que a SteelPlus, com sede em Vale de Cambra, viu ser aprovado em julho de 2021 e cuja execução teve início em janeiro deste ano, tendo um período de execução de dois anos.


Luís Lima, gerente da empresa, explica que este projeto surge como resposta “ao que o mercado nos exigia”. A empresa, sustenta, precisava de ampliar a sua capacidade produtiva. Por isso, este projeto visa a otimização do processo, com a aquisição de máquinas automatizadas, laboratórios e softwares de controlo, além do aumento da área industrial.


O objetivo deste investimento, sublinha o responsável, “é fazer mais rápido, com mais precisão e com menos custos”. “As áreas em que queremos crescer – medicina, cosmética, eletrónica e packaging - são muito exigentes e de elevado rigor. Por isso, era imprescindível este investimento, de forma a conseguirmos manter e crescer a nossa resposta aos existentes e potenciais clientes destes referidos segmentos de mercado.”


Uma das principais inovações será a criação de um laboratório limpo (white room), dedicado às áreas médica e cosmética. “Trata-se de um mercado exigente que necessita deste tipo de resposta que garanta a segurança máxima na produção, bem como o cumprimento específico das normas exigidas, nomeadamente, para o fabrico de dispositivos médicos”, adianta.


Criada em 2001, pela mão do atual gerente, Luís Lima, a SteelPlus tem trilhado um caminho de crescimento. No ano da fundação, a empresa viu a sua atividade catapultada com rapidez devido a um projeto desafiante para a indústria aeronáutica, no caso, para a empresa Airbus. Até 2008, o principal mercado estava centralizado em Espanha, dedicando a sua produção, em grande parte, aos acessórios para veículos de duas rodas. Com a crise que nessa época atingiu a indústria, a empresa diversificou a sua atividade, alargando a sua ação a outros mercados europeus, mas também a Marrocos.



TECNOLOGIA INOVADORA

Em 2014, ampliou a área produtiva, centralizando todo o processo produtivo: da conceção do molde ao fabrico e entrega. Foi conquistando novos e cada vez mais exigentes clientes. Começou a procurar, também, reduzir a sua dependência da indústria automóvel.


“O mundo está cada vez mais competitivo, por isso, temos de automatizar e otimizar ao máximo”, defende Luís Lima, contando que, com essa premissa, a empresa decidiu avançar com o atual investimento.


Com 35 colaboradores, a SteelPlus exporta para 13 países. Para além de vários na Europa, tem clientes em Marrocos e no Irão, nas áreas da medicina, cosmética e packaging. A pandemia de Covid-19 trouxe, a exemplo da generalidade das empresas do sector, um abrandamento da atividade, mas não esmoreceu o ânimo e a vontade de continuar a crescer. “Estamos no mercado a investir com perspetivas”, sustenta o responsável.


Mas a pandemia permitiu, também, inovar em vários aspetos. Um deles foi a comunicação com os clientes. Foi neste período que a SteelPlus criou tecnologia que permite uma visita virtual 360º às suas instalações e, ao mesmo tempo, apostou numa aplicação que permite aos clientes o acompanhamento dos seus projetos, em tempo real, 24h/dia, incluindo os ensaios do molde.


Trata-se de uma tecnologia desenvolvida internamente, com muita precisão, que consolidou a confiança dos clientes e conseguiu atrair e captar novos negócios.


Foto: SteelPlus