Sustentabilidade Automóvel: Revalorização de Componentes de Plástico
A BASF, em colaboração estratégica com a Mercedes-Benz, Pöppelman (...)
06 Novembro 2025
06 Novembro 2025
A BASF, em colaboração estratégica com a Mercedes-Benz, Pöppelmann e ZF, anunciou o desenvolvimento de dois processos de reciclagem inéditos para a Poliamida 6 (PA6), um plástico amplamente utilizado em veículos. Esta solução foi apresentada em detalhe na K 2025, uma das maiores feiras do setor.
Estes avanços permitem transformar componentes de veículos em fim de vida e, inclusivamente, resíduos complexos de trituração em materiais de alta qualidade, prontos para serem reutilizados no fabrico de peças automóveis.

A Reciclagem Química: Despolimerização para Pureza
Um dos processos-piloto desenvolvidos é a reciclagem química através da despolimerização. Neste método inovador, as longas cadeias de poliamida são "partidas" intencionalmente em monómeros de caprolactama. Após um processo rigoroso de purificação, estes monómeros são ressintetizados, resultando numa Poliamida 6 que atende aos mais elevados padrões de qualidade.
"Este material reciclado cumpre as normas de qualidade exigidas e é totalmente adequado para componentes exigentes na indústria automóvel", afirma a BASF. A prova de conceito já foi demonstrada pela ZF, que fabricou uma barra estabilizadora para a Mercedes-Benz utilizando esta PA6 reciclada, validando a sua aplicabilidade em componentes críticos do chassis.
A Reciclagem Baseada em Solventes: Transformação de Resíduos Complexos
O segundo processo aborda um desafio ainda maior: os resíduos de trituração de veículos em fim de vida. Esta mistura heterogénea de materiais, que sobra após a remoção de vidro e metais, era anteriormente um problema para a reciclagem. Contudo, a BASF conseguiu extrair eficientemente a PA6 desses resíduos.
A poliamida assim obtida é então submetida a um novo processo de reciclagem à base de solventes. Diferente da despolimerização, aqui as cadeias poliméricas são seletivamente dissolvidas, limpas e novamente processadas em formulações de PA6 utilizáveis. Este método, que não quebra as cadeias, permite a recuperação de materiais mesmo de fontes mais contaminadas. A Mercedes-Benz já validou a tecnologia através de um guia de corrente em produção em série, e a Pöppelmann fabricou e testou com sucesso os componentes em condições próximas das de produção.

Impacto Ambiental: Redução Significativa de CO2
Para comprovar a sustentabilidade dos novos métodos, a BASF encomendou análises de ciclo de vida (LCA) a uma empresa externa. Os resultados são promissores: ambos os processos de reciclagem demonstram poupanças significativas de emissões de CO2.
Esta redução é notável tanto em comparação com a produção de PA6 a partir de matérias-primas fósseis, como em relação aos métodos convencionais de reciclagem de plástico, como a valorização térmica (incineração para produção de energia). Estes dados reforçam o potencial dos projetos para contribuir ativamente para a descarbonização da indústria automóvel e para uma verdadeira economia circular.
O Futuro da Reciclagem Automóvel
Estes desenvolvimentos marcam um passo crucial na direção de uma indústria automóvel mais sustentável, onde o valor dos materiais é mantido e os resíduos são minimizados. A colaboração entre a BASF, Mercedes-Benz, Pöppelmann e ZF destaca a importância da parceria ao longo da cadeia de valor para alcançar inovações impactantes.