Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > Indústria Portuguesa de Moldes - Report 2020

Indústria Portuguesa de Moldes - Report 2020

20 Abril 2020

A Indústria Portuguesa de Moldes tem vindo a crescer e a consolidar a sua notoriedade no mercado internacional, impulsionada, quer pela procura externa, quer pelo conjunto de competências e capacidades produtivas que oferece aos seus clientes.


Portugal encontra-se entre os principais fabricantes de moldes a nível mundial, nomeadamente, na área da injeção de plásticos (8º no mundo, 3º na Europa), exportando cerca 90% da produção total.



DADOS DAS EXPORTAÇÕES


Em 2019, a exportação atingiu um valor de aproximadamente 614* milhões de euros – o quarto melhor ano de sempre da indústria em termos de produção e exportação – sendo o valor total de produção estimado em cerca de 682 milhões de euros, facto representativo de que Portugal, ao longo dos anos, tem demonstrado uma elevada capacidade de adaptação às necessidades dos seus clientes e às evoluções, quer dos mercados, quer das tecnologias.


É um setor inovador e de alta intensidade tecnológica que exporta a grande maioria da sua produção, tendo, em 2019, como principais mercados a Espanha, Alemanha, França, República Checa, Polónia e EUA.


*Valores provisórios



INDÚSTRIAS


A informação estatística, referente às principais indústrias servidas pelo setor de moldes, denota que a indústria automóvel tem vindo a consolidar o seu crescimento e importância no desenvolvimento do setor, tendo evoluído de 14%, em 1991, para 82% em 2018. Outra indústria em destaque é a embalagem, que tem vindo a crescer de uma forma sustentada, representando, neste momento, 8% da produção nacional de moldes.No entanto, regista-se a presença do setor em outras áreas industriais de grande importância para o desenvolvimento de novos produtos na economia mundial, assim como a procura por novas áreas e nichos, tais como a indústria aeronáutica e de dispositivos médicos.



Leia o report AQUI.

Fonte: CEFAMOL