Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > Irlanda: Indústria de Moldes e Plásticos

Irlanda: Indústria de Moldes e Plásticos

15 Junho 2020

Nas últimas duas décadas, a Irlanda sofreu uma transformação social e económica sem precedentes, posicionando-se atualmente como um dos produtores de referência mundial ao nível industrial em sectores de grande inovação como o farmacêutico e o de equipamentos médicos ou o das tecnologias de informação.


Para esta alteração e performance foi decisivo o fluxo de investimento estrangeiro direto, que transformou uma pequena economia local numa das mais avançadas e abertas a nível mundial (décima terceira maior economia europeia e trigésima segunda do mundo) mas, por consequência, também uma das mais expostas e fortemente dependente do comportamento da procura global.


A Irlanda exportou, em 2018, bens no valor de 167 mil milhões de USD, com destaque para os produtos farmacêuticos (32%) e os produtos químicos orgânicos (19,8%) que, no seu somatório, representaram mais de metade do valor total das exportações irlandesas. De referir ainda que a quota de exportação de produtos farmacêuticos aumentou cerca de 45% entre 2014 e 2018.


Não obstante as incertezas que o impacto do BREXIT poderá provocar na economia irlandesa, todas as previsões económicas, incluindo as publicadas pela Comissão Europeia, fazem projeções do crescimento real do PIB de 3,5% para 2020 e 3,2% para 2021, com um histórico recente de crescimentos de 5,6% em 2019 e de mais de 8% em 2018. Nesta fase de agravamento da situação provocada pelo COVID-19 e o inevitável impacto económico
que provocará na economia europeia e mundial, estas projeções serão significativamente afetadas.


Continue a ler sobre o sector de moldes e plásticos na Irlanda, perspetivas e oportunidades no mais recente Market Report disponível em www.cefamol.pt.