
Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
30 Dezembro 2019
No passado dia 27 de dezembro, durante o 8.º Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro, que decorreu em Coimbra, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que um dos principais problemas das empresas portuguesas é “a fraquíssima qualidade da sua gestão”, defendendo ainda que “é preciso mudar o tecido industrial português”.
Na opinião do ministro, o atual tecido industrial português é “muito pouco qualificado” e “muito pouco capitalizado”, razões pelas quais tem dificuldades para atrair talento jovem qualificado e para “perceber a vantagem em trazer inovação para o seu seio e a vantagem em contratar pós-graduados e doutorados”. Acrescentou ainda que a atração de investimento estrangeiro também alavancará a mudança do setor e prepara-lo-á para a competição que vem de fora.
António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, reagiu a estas declarações, acusando o ministro de “denegrir injustamente” a imagem dos empresários nacionais, advogando que só quem vive fechado em “ambientes palacianos” pode sustentar tal opinião.
“A percepção confessada diz muito da forma como cumpre no exterior a missão que o país lhe confiou. Promover o investimento externo no país e denegrir injustamente a imagem de empresários e empresas portuguesas não me parece ser exactamente aquilo que se entende como a nobre missão de defesa do interesse nacional”, sustentou António Saraiva. Recordou também que um dos deveres da diplomacia portuguesa é a promoção da economia e empresas nacionais e aproveitou para salientar que o crescimento económico que se tem vindo a registar “se deve em grande medida ao esforço e à adaptação operada pelas empresas e empresários portugueses”, assinalando que “os extraordinários números alcançados no combate ao desemprego foram atingidos no sector privado e não no público”.
Leia a notícia original AQUI.