
Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
13 Dezembro 2019
No setor automóvel, a indústria de componentes prevê fechar o ano de 2019 com um crescimento de 3% das exportações, segundo José Couto, presidente da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA).
Esta antecipação é feita com base nos dados registados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostram um aumento de 8% das exportações em outubro, face ao mesmo período no ano passado. Relativamente a 2010, o progresso é de 69%.
Embora ainda hajam algumas incertezas para 2020, o dirigente associativo acredita que o setor nacional está preparado para os desafios. “As exportações portuguesas de componentes automóveis estão a aumentar, mas a produção automóvel na União Europeia está a diminuir e isto quer dizer que as empresas estão a ganhar quota de mercado e que a nossa indústria é competitiva”, advoga.
A indústria dos componentes automóveis conta hoje com 240 empresas e 58 mil trabalhadores, tendo uma quota exportadora de 80% e representando 5% do PIB e do emprego da indústria transformadora.
Leia a notícia original do Expresso AQUI.