Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Aumentar a produtividade através da utilização de componentes normalizados

Sponsored

Aumentar a produtividade através da utilização de componentes normalizados

21 Fevereiro 2024

A escassez de mão de obra e as mudanças provocadas pelos recentes acontecimentos mundiais afetaram consideravelmente a produtividade da indústria transformadora. Apesar de estas questões não terem uma solução simples, as exigências dos comerciantes e as expectativas dos próprios fabricantes continuam a ser tão elevadas como sempre. Por conseguinte, os fabricantes procuraram otimizar todos os aspetos possíveis dos seus processos de fabrico, para compensar os défices da indústria no geral. Marcus Schneck, Diretor Executivo da norelem, explora a forma como os componentes normalizados apresentam um potencial inexplorado para os fabricantes aumentarem a produtividade e, por sua vez, a rentabilidade.


Apesar dos avanços constantes na tecnologia e nas ferramentas de análise, os fabricantes continuam a procurar aumentar a produtividade e servir melhor os seus clientes. Isto, para além de uma sempre problemática escassez de mão de obra, significa que os fabricantes estão a tentar recuperar as margens perdidas através da tecnologia que empregam.


Tendo isto em conta, é notável como as possibilidades de utilização de componentes normalizados para aumentar a produtividade de processos de fabrico individuais têm sido largamente ignoradas.



Aumentar a produtividade com máquinas especiais

Existem muitos processos de fabrico e engenharia nos quais podem ser instalados componentes normalizados para aumentar a produtividade e, por sua vez, a rentabilidade. Uma área onde a implementação de componentes normalizados pode ser particularmente vantajosa é a da conceção e construção de "máquinas especiais", que são máquinas individuais concebidas para facilitar operações específicas. Isto deve-se ao facto de o número destas máquinas que serão fabricadas ser bastante reduzido em comparação com a quantidade de recursos necessários para as produzir.


Dependendo dos processos que estas máquinas irão facilitar, será necessária a intervenção de indivíduos de várias disciplinas. Para além do fabrico, da montagem mecânica e de outros processos necessários, o processo da conceção até ao acabamento destas máquinas pode ser moroso. Por conseguinte, tudo o que pudermos fazer para acelerar o processo irá aumentar a rentabilidade a longo prazo.


Este é apenas um exemplo em que a simples utilização de dados CAD de componentes normalizados na fase de conceção pode aumentar a produtividade. A utilização de dados CAD existentes pode poupar muito tempo, desde que os engenheiros e fabricantes selecionem os componentes mais adequados para os seus projetos.


Foto: norelem


Selecionar os materiais certos para si

A disponibilidade de uma vasta gama de componentes normalizados é extremamente importante quando o objetivo é aumentar a produtividade. No entanto, existem vários fatores que os fabricantes têm de considerar quando se trata de encontrar o produto certo para a respetiva aplicação. Embora o preço seja a principal consideração para muitos, o material, a temperatura de funcionamento e o peso dos componentes também devem ser tidos em conta. Esta é uma das áreas onde a norelem, que fornece dados CAD e informação de produto para todos os seus componentes, pode beneficiar os instaladores.


A relevância de certos fatores irá variar em função do setor industrial e da aplicação para a qual os componentes normalizados estão a ser especificados. Por exemplo, ao especificar componentes para utilização no exterior, os fabricantes devem optar por componentes em aço inoxidável. A sua elevada resistência à corrosão torna-os ideais para utilização no exterior, uma vez que conseguem suportar as flutuações de humidade e temperatura provocadas pelo ciclo dia/noite. De forma semelhante, ao especificar produtos para utilização em áreas de processamento químico ou alimentar, os produtos Hygienic DESIGN da norelem são particularmente vantajosos. Os produtos da gama Hygienic DESIGN têm uma superfície otimizada para entrar em contacto com alimentos e produtos químicos e são particularmente fáceis de limpar. Embora estes produtos tenham um preço ligeiramente mais elevado, o design otimizado e a superfície polida poupam tempo e custos de mão de obra a longo prazo, uma vez que a limpeza e a manutenção entre as várias fases de produção individuais são muito mais fáceis.


Além disso, os plásticos desempenham um papel crucial em várias aplicações de fabrico, no entanto, as suas propriedades únicas influenciam profundamente o seu desempenho. Um aspeto importante é a distinção entre termoplásticos e plásticos termoendurecíveis. Embora partilhem certas caraterísticas, o seu comportamento durante o processo de cura química cria algumas diferenças importantes. Os plásticos termoendurecíveis formam ligações químicas robustas, resultando numa superfície mais lisa. Esta caraterística torna-os altamente desejáveis para fins de limpeza, sendo frequentemente utilizados em balanças e máquinas de corte em talhos, onde a higiene é fundamental. Isto torna-os uma excelente escolha para ambientes de transformação de alimentos. Por outro lado, os termoplásticos não têm estas ligações químicas, o que resulta numa superfície ligeiramente mais áspera.


Outros exemplos incluem os produtos cerâmicos, que têm uma taxa de desgaste inferior à da maioria dos materiais, o que os torna adequados para a utilização em funções repetitivas onde a durabilidade é fundamental. Da mesma forma, os elementos de fixação pneumáticos, que funcionam automaticamente, aliviam uma parte dos custos de mão de obra e proporcionam uma funcionalidade de fixação eficiente e fiável, oferecendo uma solução prática em várias indústrias.


A familiarização com estas caraterísticas permite aos fabricantes tomar decisões mais informadas e selecionar de forma ótima os melhores componentes normalizados para aumentar a produtividade de aplicações específicas.



Outros serviços que permitem aumentar a produtividade

Os componentes normalizados são apenas um serviço oferecido pela norelem que pode ser utilizado para aumentar a produtividade. Adicionalmente, a norelem fornece todos os seus dados CAD de forma gratuita, um serviço de encomenda e entrega online, o que significa que todos os componentes podem ser obtidos a partir de uma única fonte; e prazos de entrega curtos, com 98% de todos os produtos sempre em stock.


Além disso, a norelem está bem equipada para oferecer aconselhamento técnico para ajudar a orientar os fabricantes na seleção dos produtos mais adequados para qualquer aplicação. Além do mais, para os clientes com pedidos ou requisitos muito específicos, podem ser organizadas soluções personalizadas de "componentes de precisão".


Os componentes normalizados são um desses métodos que os fabricantes podem utilizar para aumentar a produtividade dos seus processos de produção. No entanto, de forma a rentabilizar efetivamente esta oportunidade, é necessário um forte conhecimento dos benefícios inatos que cada componente pode oferecer. É aqui que é vantajoso trabalhar com um fabricante que possa fornecer apoio técnico pormenorizado. Como líder da indústria no fornecimento de componentes normalizados, a norelem pode estabelecer contacto com os fabricantes para garantir que os componentes normalizados especificados são os mais adequados para aumentar a produtividade e a rentabilidade em cada situação individual.