Testes são a chave para a excelência do fabrico do molde
No fabrico de moldes, a precisão e a qualidade são a chave para garantir o sucesso d (...)
21 Novembro 2024
Selecione um produto / serviço
05 Novembro 2024
O fabricante de ferramentas Inovatools apoia a indústria metalúrgica com um vasto programa de ferramentas para os mais diversos desafios de maquinação. Com a chamada Inovatools First Choice (1st Choice), os especialistas em ferramentas de Kinding-Haunstetten/Alemanha oferecem aos utilizadores a oportunidade de encontrar rápida e facilmente ferramentas de elevado desempenho para as suas necessidades específicas de maquinação. Um exemplo é a maquinação de alumínio. Aqui, as soluções de maquinação com o revestimento de película fina em carbono de elevado desempenho ta-C estão na “Pole Position”. Aumenta a resistência à abrasão das ferramentas e permite velocidades mais elevadas graças à minimização das arestas acumuladas e à melhoria da carga térmica.
“A Inovatools fez uma pré-seleção dos melhores produtos da respetiva família de ferramentas e classificou-os de First Choice como uma recomendação especial para que os utilizadores possam atingir rapidamente o seu objetivo na procura de uma ferramenta personalizada e otimizada para a aplicação”, afirma Marcus Schubert, Diretor de Vendas e Marketing da Inovatools. “Desta forma, a 1st Choice , para além do aconselhamento técnico pessoal, é uma ferramenta poderosa para identificar rapidamente as nossas melhores ferramentas, por exemplo, na loja online Inovatools e no catálogo principal. Também damos recomendações especiais First Choice no domínio da maquinação de alumínio.”
As exigências impostas às ferramentas são evidentes na maquinação de ligas de alumínio forjado ao formar arestas acumuladas e no efeito abrasivo do aumento do teor de silício em ligas fundidas. A remoção ideal de aparas é, portanto, uma prioridade máxima no design da ferramenta.
Com a First Choice, a Inovatools facilita a identificação rápida da ferramenta personalizada para as necessidades específicas de maquinação do cliente.
Design ideal para a maquinação de alumínio
As arestas de corte das ferramentas Inovatools têm uma elevada qualidade de superfície. Os espaços ou canais para as aparas são concebidos de modo a que as aparas saiam rapidamente, evitando assim a formação de arestas acumuladas e, consequentemente, o entupimento prematuro da ferramenta. Dennis Marz, Diretor Técnico da Inovatools: “Todas as ferramentas da nossa recomendação First Choice para a maquinação de alumínio estão perfeitamente adaptadas às respetivas aplicações e estratégias de fresagem em termos de substrato e geometria. Graças à otimização orientada da microgeometria, as arestas de corte das nossas ferramentas são extremamente resistentes. Mesmo as peças de alumínio em paredes finas podem ser processadas de forma fiável.”
O revestimento em carbono de camada fina ultradura ta-C é utilizado para contrariar o efeito abrasivo do silício. O revestimento especial de alto desempenho, extremamente liso, é muito resistente ao desgaste e de baixo atrito durante a maquinação a húmido ou a seco e permite uma excelente remoção de aparas.
Dennis Marz: “Todos os artigos First Choice apresentados são feitos com o revestimento ta-C. Não é apenas muito duro, mas também extremamente liso, pelo que não se podem formar soldaduras a frio ou arestas acumuladas. O revestimento ta-C é, por conseguinte, particularmente adequado para a maquinação de alumínio. Existe uma vantagem especial na maquinação de ligas de alumínio fundido duro e materiais compósitos como GRP (plásticos reforçados com fibra de vidro) e CFRP (plásticos reforçados com fibra de carbono): A elevada resistência ao desgaste abrasivo e o baixo atrito entre a aresta de corte da ferramenta e a apara garantem uma vida útil muito longa da ferramenta.”
As fresas de metal duro da gama Inovatools ta-C para o processamento de alumínio são perfeitamente adaptadas às respetivas aplicações e estratégias de fresagem em termos de substrato, geometria e revestimento.
Ferramentas de maquinação de alumínio de elevado desempenho
A Inovatools recomenda as HPC Allrounders como ferramentas para um desempenho especial no processamento de alumínio em 5 variantes, curtas e longas, com ou sem arrefecimento interno e com raio de canto (números dos artigos: 2.406, 2415, 2.416, 2.404, 2.405). O tipo de fresa de topo de metal duro (2.415) para os diâmetros 3 e 4 está equipada com um sistema especial de arrefecimento do eixo: Dennis Marz: “Com estas ferramentas, surgem 10 canais de arrefecimento na transição do eixo perto da aresta de corte ou axialmente perto do diâmetro da aresta de corte. Isto reduz a probabilidade do contorno do componente prejudicar o arrefecimento. Entre outras coisas, esta orientação especial e precisa do sistema de arrefecimento ajuda a reduzir significativamente o desenvolvimento de calor na zona de maquinação e, em última análise, prolonga a vida útil da ferramenta.”
O tipo de fresa de topo de metal duro ta-C 2.415 para os diâmetros 3 e 4 está equipada com o sistema especial de arrefecimento do eixo: Os canais de arrefecimento surgem na transição do eixo perto da aresta de corte ou axialmente perto do diâmetro da aresta de corte. Isto reduz a probabilidade do contorno do componente prejudicar o arrefecimento.
Em cima: First Choice para a estratégia trocoidal TSC: Fresa dinâmica de metal duro (número do artigo 2.414, revestimento ta-C), aplicação: Metais não ferrosos, plásticos, GRP/CFRP
Em baixo: First Choice para a estratégia trocoidal TSC: Fresa dinâmica de metal duro ER (número do artigo 2.410, revestimento ta-C), aplicação: Metais não ferrosos, plásticos, GRP/CFRP
Para desbaste e acabamento de alto desempenho, a Inovatools recomenda a fresa ta-C com até quatro arestas de corte: Os cortadores padrão de 1 a 3 lâminas (números dos artigos: 2.402, 2.403, 590) são concebidos para materiais muito macios. As ferramentas com um ângulo de rotação plano são adequadas para peças em paredes finas.
Para metais não ferrosos exigentes, a Inovatools oferece o cortador de 4 lâminas (número do artigo 2.407).
Outras recomendações da 1st Choice são a fresa de toros com revestimento em ta-C (números dos artigos: 2.408, 2.409) e a fresa de raio total (números dos artigos: 2.411, 2.412) nas versões curta e longa e a broca helicoidal ta-C 5xD com IK (número do artigo: 707) para tempos de processamento curtos.
Desbaste HPC fiável em termos de processo com a fresa de perfil com fio Primus
Um exemplo do setor Highfeed é a fresa de desbaste com fio Primus HPC com e sem arrefecimento interno (números dos artigos: 2.413, 251). As características especiais são o design robusto e o perfil especial do fio. Dennis Marz: “Taxas de avanço extremas, mais volume de maquinação – com a fresa de desbaste de alumínio Primus, fornecemos uma ferramenta de alto desempenho. Graças às suas características especiais de design, a Primus tem o que é preciso para estabelecer novos padrões no desbaste de alumínio.”
Não é apenas o ta-C que torna a ferramenta resistente, mas também a preparação da aresta de corte. Entre outras coisas, isto evita a microfissuração e torna as arestas de corte mais resistentes. Este facto aumenta significativamente a vida útil da Primus. Isto é suportado por divisores de aparas no perfil do fio. Partem as aparas de alumínio rápida e precocemente e, graças aos canais lisos, as mesmas podem ser rapidamente removidas da zona de intervenção. As vantagens do design garantem uma elevada fiabilidade do processo e uma elevada qualidade da superfície, mesmo com desbaste HPC.
Desempenho máximo trocoidal
Para a estratégia trocoidal TSC, a Inovatools recomenda uma variante curta (número do artigo: 2.414) e uma longa com um raio de canto (2.410). Dennis Marz: “Graças às forças de corte reduzidas durante a fresagem trocoidal, podem ser utilizados diâmetros mais pequenos com grandes comprimentos de aresta de corte, o que não só poupa tempo, mas sobretudo custos.”
Marcus Schubert: “As vantagens do design das nossas ferramentas de alto desempenho First Choice para maquinação de alumínio garantem uma vida útil muito longa, mesmo com taxas de avanço e velocidades de maquinação elevadas. As ferramentas concebidas com precisão oferecem uma melhor qualidade de maquinação e são rentáveis em processos de fabrico exigentes.”
Marcus Schubert, Diretor de Vendas e Marketing da Inovatools: As vantagens do design das nossas ferramentas de alto desempenho First Choice para maquinação de alumínio garantem uma vida útil muito longa, mesmo com taxas de avanço e velocidades de maquinação elevadas. As ferramentas concebidas com precisão oferecem uma melhor qualidade de maquinação e são rentáveis em processos de fabrico exigentes.”
Fotografias: Inovatools Eckerle & Ertel GmbH
Para mais informações:
Inovatools Portugal LDA
Rua da Indústria Metalúrgica, 593
Cumeiras Embra
2430-528 Marinha Grande
Gerente
Ricardo Alexandre
Tel.: +351 244 566 731
Email: info-portugal@inovatools.eu