Publicidade

Omolde > Notícias > Arburg apresenta sistema turn key inteligente

Soluções Industriais & Tecnológicas

Arburg apresenta sistema turn key inteligente

22 Abril 2021

A digitalização, a automatização e os sistemas de assistência inteligentes facilitam o trabalho quotidiano no processamento de plásticos. A Arburg concebeu uma nova célula de produção como exemplo prático das capacidades dos sistemas turn key "inteligentes". Esse expositor totalmente automatizado produz copos e finaliza-os a seguir numa estação de impressão digital integrada. Cada copo pode ser 100 porcento rastreado e classificado perfeitamente para separação. A aplicação estabelece novos padrões no que diz respeito à digitalização, automatização e economia circular.


O elemento principal do sistema turn key é uma Allrounder 370 A com força de fecho de 600 kN e um comando Gestica voltado para o futuro. Cada copo é finalizado durante a produção completamente automatizada e identificado com dois códigos DM. A aplicação demonstra como se pode conceber processos de produção simples, eficientes, com segurança de processo e documentá-los sem lacunas. Além disso, depois de utilizados, os produtos podem ser reintroduzidos corretamente ao ciclo.


Automatizado e 100% rastreável

A máquina de injeção elétrica produz um copo de PP com um molde de uma cavidade com canal quente da empresa Haidlmair. O manuseamento é assumido por um novo sistema robótico vertical Multilift V 20 com uma capacidade de carga de 20 kg em estrutura transversal. Depois de removido do molde, o copo é submetido a um tratamento por plasma e a seguir introduzido numa estação de impressão digital. Assim, o acabamento do produto é integrado diretamente na célula de produção. Para imprimir o copo usa-se um tablet para escolher entre dois padrões gráficos diferentes, com texto em alemão ou inglês. Adicionalmente, cada copo é complementado com dois códigos DM – um com os dados do processo para rastreamento e o outro com as informações sobre o material para a reciclagem.




Gateway IIoT estabelece conectividade

Para obter uma interconexão padronizada, todas a máquinas de injeção Arburg e as Freeformer para o fabrico aditivo industrial estão equipadas de série com um gateway IIoT e dispõem de basis conectivity. Desta forma, os dados relevantes do processo, da qualidade ou do serviço podem ser disponibilizados às ferramentas de software e plataformas superiores. A ligação a um software como o ALS da Arburg ou um ERP permite a recolha e a análise de dados de produção em tempo real, aumentando consideravelmente a eficiência de produção e a transparência.

No caso da aplicação do copo, o sistema Scada Arburg Turnkey Control Module (ATCM) visualiza as funções do sistema importantes e compila os dados de processo e de qualidade para cada peça específica. Com esse fim, a máquina de injeção, a automatização e os periféricos – neste caso a impressora digital – fornecem respetivamente todos os dados relevantes ao ATCM. Desta maneira, cada copo pode ser rastreado 100%.


Comando da máquina central

A máquina "inteligente" oferece no futuro possibilidades abrangentes de interconexão, monitoriza e regula adaptativamente os seus processos e apoia ativamente o operador em cada situação. O seu núcleo são sistemas de assistência, cujas características individuais são disponibilizadas pelo comando da máquina. Muitas características do novo sistema turn key destinam-se precisamente a este fim. O comando da máquina assume um papel fundamental em termos de controlo de processo, garantia de qualidade e rastreabilidade.

A ARBURG desenvolve e produz os seus comandos, tal como as máquinas, exclusivamente na sua sede central em Loßburg. Em 1993, novos padrões foram definidos com o Selogica, que tem sido continuamente desenvolvido desde então. Em 2016 juntou-se o comando Gestica orientado para o futuro com tecnologia Muti-Touch industrial. Corresponde ao look and feel dos dispositivos móveis. Assim, ele pode ser operado de forma ainda mais simples e intuitiva. Além das teclas de hardware livremente configuráveis, o elemento de comando "EASY Slide" oferece a possibilidade de controlar precisamente os movimentos durante a configuração e exibi-los por LED.



Sistema robótico integrado

Os comandos de máquina centrais Selogica e Gestica da Arburg também permitem a integração completa de sistemas robóticos e periféricos. Isto varia de integralpickers simples a sistemas robóticos Multifit verticais e horizontais, até robôs de seis eixos com interface do operador Selogica implementada. Aqui, os próprios operadores podem introduzir e adaptar todos as sequências de movimentos e funções sem o auxílio de programas externos. Isto facilita a programação, assim como a monitorização, o armazenamento e a avaliação dos dados do processo.


O portal do cliente arburgXworld apoia digitalmente

Com os seus produtos e serviços digitais, a Arburg acompanha os seus clientes no seu caminho individual em direção à eficiência de produção e à fábrica inteligente. O programa arburgXworld reúne uma das ofertas de produtos e serviços digitais mais moderna e abrangente na área da moldagem por injeção. Além da técnologia de máquinas "inteligente" e soluções inovadoras na àrea de serviço, o portal central do cliente com o mesmo nome arburgXworld tem uma posição chave. Com as suas numerosas aplicações e etapas de ampliação ele representa o mundo da empresa e oferece apoio digital abrangente. Ele permite, por exemplo, a documentação de processos de produção, a exibição de informações de estado e números característicos e a encomenda de peças de substituição 24 horas por dia.


Passaporte digital de produto para uma separação corretamente classificada

A Arburg trabalha com parceiros de renome, entre outros, em tecnologias inovadoras para um economia circular fechada. Na qualidade de parceiro exclusivo como fabricante de máquinas do projeto R-Cycle, lançado pela empresa Reifenhäuser, fica demonstrado com o exemplo prático dos copos como, depois da fase de utilização, se pode recuperar material reciclado valioso a partir dos restos de plástico e fechar o circulo do material reciclável.

Um elemento central do R-Cycle é uma base de dados que armazena todas as informações sobre as matérias primas. Cada produto de plástico recebe assim um passaporte digital de produto. Logo durante a moldagem por injeção, os dados sobre, por exemplo, matérias primas e corantes são transmitidos e o produto identificado com um código DM legível por máquinas. Através da leitura da identificação é possível uma fazer separação corretamente classificada na central de reciclagem.


Funções de assistência inteligentes

A Arburg oferece vários pacotes de assistência para atender aos respetivos requisitos da produção - desde o arranque, configuração e otimização até ao atendimento ao cliente, passando pelo fabrico e monitoração. Por exemplo, no caso da aplicação dos copos, a função "aXw Control FillAssist" permite uma simulação de enchimento diretamente no monitor do comando Gestica. A ferramenta usa o modelo de simulação criado previamente e a geometria do componente, para tornar o ajuste e a configuração mais eficientes. Assim, o grau de enchimento do componente em relação à posição atual da rosca é animado em 3D em tempo real.

Os três outros sistemas de regulação "aXw Control ScrewPilot", "aXw Control PressurePilot" e "aXw Control ReferencePilot" permitem uma injeção regulada adaptativamente. Aqui trata-se de estratégias de regulação interdependentes que oferecem soluções para os requisitos de qualidade centrais como peso de injeção constante e enchimento do molde uniforme. Assim, processos estáveis podem ser implementados e aumenta-se a qualidade das peças.


arburgGREENworld – Compromisso pela economia circular

Desde 2019, a Arburg resume as suas atividades na economia circular e conservação de recursos no programa arburgGREENworld, descrevendo assim o caminho na direção de fornecedor de sistemas que se reconhece na economia circular e se empenha na sustentabilidade. O objetivo é aumentar continuamente a eficiência de produção do processamento de plásticos em todas as áreas, reduzir sustentavelmente a pegada de CO2 e promover o uso de matérias recicladas e de plásticos biológicos.


Fotos: Arburg




Sobre a Arburg
A empresa familiar alemã ARBURG é uma das líderes mundiais na fabricação de máquinas para o processamento de plástico. O portefólio de produtos abrange máquinas injetoras ALLROUNDER com forças de fecho entre 125 e 6500 kN, o freeformer para produção aditiva industrial, bem como sistemas robóticos, soluções turn key específicas para clientes e sectores, e outros periféricos.
No ramo dos plásticos, a Arburg é líder nas áreas de eficiência de produção, digitalização (Indústria 4.0) e sustentabilidade. O programa "arburgXworld abrange todos os produtos e serviços digitais e também é o nome do portal do cliente. As estratégias de eficiência de recursos e economia circular, assim como todos os aspetos e atividades relacionados estão reunidos no programa "arburgGREENworld".
O objetivo principal da Arburg é fazer com que os clientes fabriquem os seus produtos de plásticos com a qualidade ideal, sejam eles componentes individuais ou em grande escala. Os grupos alvo são, por exemplo, o sector automóvel e o sector de embalagens, a eletrónica de comunicação e entretenimento, a tecnologia médica e a área de eletrodomésticos.
A rede de distribuição e de atendimento internacional garante um atendimento ao cliente da melhor qualidade no local: A Arburg possui organizações próprias em 26 países em 34 localizações e é representada por parceiros comerciais em mais de 100 países. A produção é realizada exclusivamente na fábrica matriz em Loßburg. Dos 3000 colaboradores, aproximadamente 2500 trabalham na Alemanha e cerca de 500 outros nas organizações da ARBURG no mundo todo. A Arburg está triplamente certificada conforme ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ambiente) e ISO 50001 (energia).
Pode encontrar mais informações sobre a Arburg em www.arburg.com.