 
                                    Foco no Desempenho: Prolongar a Vida Útil das Ferramentas na Furação de Compósitos CFRP-Alumínio
Um design inovador de broca de metal duro integral com revestimen (...)
30 Outubro 2025
25 Janeiro 2024
De acordo com um relatório de dezembro de 2023 elaborado pela AICEP, os Estados Unidos afirmaram-se, em 2022, como o primeiro importador mundial de moldes, sendo os moldes para plástico ou borracha os mais representativos. A procura direciona-se, grosso modo, para moldes de elevada complexidade, revelando-se uma oportunidade interessante para os fabricantes que possuem capacidade para disponibilizar serviços integrados (design, engenharia do produto, prototipagem, produção, testes e serviços de pós-venda).
  
É expectável um aumento da procura de componentes de plástico em várias indústrias, com particular destaque para os ramos da embalagem, automóvel e dispositivos médicos.
  
  
  
EMBALAGEM
No mercado das embalagens plásticas realça-se a utilização da moldação por injeção no fabrico de produtos destinados às indústrias agroalimentar e farmacêutica, nomeadamente, recipientes e garrafas para armazenamento e conservação de alimentos, tampas de frascos, métodos de fecho de embalagens, unidades de inalação de medicamentos, seringas, entre outros.
  
  
  
AUTOMÓVEL
À semelhança de outras geografias, a indústria automóvel é considerada estratégica nos Estados Unidos. Identificam-se quatro áreas principais: componentes exteriores (capas de para-choques, grelhas e para-lamas), componentes interiores (componentes do painel de bordo, painéis de porta e peças de assentos), componentes de motor (tubagens de entradas de ar, tampas de válvulas e componentes do sistema de combustível) e componentes elétricos (conectores, interruptores e sensores).
  
 
  
  
DISPOSITIVOS MÉDICOS
Espera-se que o mercado dos dispositivos médicos fabricados pelo método de moldação por injeção registe uma taxa de crescimento anual de 4,9 % até 2030.
  
Os principais players do mercado mostram um foco em dispositivos para o tratamento de doenças cardiovasculares, dispositivos vasculares e cardíacos estruturais, produtos para o cuidado da diabetes e dispositivos de neuro-modulação para o tratamento da dor crónica e distúrbios do movimento (Abbott Laboratories e Medtronic PLC); e produtos focados na saúde pessoal utilizados nos mercados da puericultura, higiene oral, saúde da mulher e produtos curativos de feridas (Johnson & Johnson).
 
  
  
O MIDWEST AMERICANO
Os Estados Unidos representam o maior mercado mundial de dispositivos médicos, enaltecendo-se o Midwest. Dos 871 milhões de dólares exportados para esta região (sobretudo para o estado do Ohio), em 2022, 21 % corresponderam a produtos farmacêuticos e medicamentos.
  
O Midwest aloja uma indústria dinâmica e diversificada, incluindo os segmentos dos produtos farmacêuticos, biotecnologia, dispositivos médicos, diagnóstico e serviços de saúde. Para o know how português, representam boas oportunidades o fornecimento de componentes e a colaboração com centros de investigação e desenvolvimento.
  
Curiosidades: em Chicago (Illinois), estima-se que o ecossistema de empresas do sector das ciências da saúde inclua mais de 14 mil empresas, desde startups às que integram a Fortune 500; em Minneapolis (Minnesota), operam 15 das 20 maiores empresas de dispositivos médicos; organizações como o Midwest Biomedical Research Symposium ou a Midwest Biotechnology Association reúnem investigadores, líderes da indústria e decisores políticos para partilha de conhecimento e promover a colaboração.
  
