Testes são a chave para a excelência do fabrico do molde
No fabrico de moldes, a precisão e a qualidade são a chave para garantir o sucesso d (...)
21 Novembro 2024
Selecione um produto / serviço
08 Julho 2024
A AICEP partilhou o estudo «Moldes na Roménia: ficha setorial de entrada no mercado», em que apresenta este país como um mercado promissor para a indústria de moldes, conferindo às empresas portuguesas uma visão geral da configuração do sector nesta geografia e revelando especificidades e oportunidades existentes.
Em 2023, a Roménia foi o 17.º importador mundial de moldes, principalmente para borracha ou plástico (injeção e outro tipo de moldagem), e as importações têm registado um crescimento médio anual de 9,3 %.
A estrutura económica do país tem passado por uma transformação significativa ao longo dos últimos anos devido a alguns fatores-chave, entre eles o investimento substancial nas infraestruturas capitais do país e um foco alargado na atração de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) (em áreas como automóvel, energias renováveis e Tecnologias de Informação e Comunicação).
PRINCIPAIS INDÚSTRIAS-CLIENTES
Automóvel
A indústria automóvel romena é o maior sector industrial do país, representando cerca de 12 % do PIB e tendo produzido mais de 513 000 automóveis, em 2023.
A Dacia e a Ford são a espinha dorsal da indústria automóvel local e, em conjunto com a Star Assembly/Daimler (Mercedes-Benz) são as maiores exportadoras do país. A indústria automóvel romena responde por aproximadamente 30 % de todas as exportações.
Telecomunicações
Este sector desenvolveu-se, de forma significativa, ao longo das últimas duas décadas, proporcionando ao país uma das melhores infraestruturas para dados móveis e fixos do mundo e continuando a investir para melhorar e desenvolver essa capacidade.
A indústria de telecomunicações romena utiliza toneladas de cabos de fibra ótica para a transmissão de dados, sendo que esses mesmos condutores necessitam de adaptadores e peças plásticas específicas para funcionarem – um segmento onde a indústria de moldes nacional pode ser crucial.
O fornecedor de telecomunicações mais importante em 2022 foi a Orange Romania, com receitas no valor de 1,2 mil milhões de euros, seguida pela RCS&RDS (Digi) e Vodafone Romania.
Construção
Nos últimos quatro anos, a atividade de construção da Roménia expandiu 46% (um crescimento anual de cerca de 10%).
O segmento da engenharia civil foi o que mais cresceu (+60%), no período entre 2020 e 2024, seguido pela construção residencial (+60%), enquanto o setor dos edifícios não residenciais registou o desempenho mais fraco (+24%).