
Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
05 Abril 2019
Há dois anos, o executivo lançou o programa Indústria 4.0 (i4.0), com o objetivo de promover a digitalização da economia. Na próxima terça-feira arrancará a segunda fase do mesmo, sendo apresentado um horizonte de dois anos para implementar três eixos de atuação, para os quais estão reservados 600 milhões de euros.
Nesta fase, será criada uma rede de academias i4.0, em parceria com o Instituto de Emprego e da Formação Profissional e o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, no âmbito do desenvolvimento de planos de qualificação dos trabalhadores. “O que se está a passar em vários sectores, nomeadamente industriais, é uma autêntica revolução que vai abalar sectores inteiros. Quem não se preparar simplesmente não vai ter condições de participar e corre até o risco de desaparecer”. Quem o afirma é Pedro Matias, presidente do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), acrescentando que a “aposta na Indústria 4.0 é absolutamente crucial para a subida na cadeia de valor da indústria e das empresas portuguesas a nível internacional e para o aumento das exportações com valor acrescentado”.
Considerando a “crescente fusão entre o mundo físico e o universo digital”, o Governo definiu que haverá “soluções de crédito adequadas” para financiar a experimentação de métodos e tecnologias em contexto da Indústria 4.0, suportar o crescimento e a transição digital das empresas.
Leia mais AQUI.