
Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
26 Março 2020
Foi hoje publicado, pelo Banco de Portugal (BdP), o Boletim Económico de março de 2020, que atualiza as projeções para a economia portuguesa relativas ao período 2020-2022.
A pandemia Covid-19 provocou uma deterioração abrupta e significativa das perspetivas para a economia portuguesa, consistindo num choque com efeitos potencialmente prolongados no tempo, no que diz respeito ao bem-estar dos cidadãos e da atividade das empresas, pelo que o BdP optou por elaborar dois cenários sobre os efeitos económicos a nível nacional e mundial.
Ambos os cenários contemplam uma recessão da economia portuguesa em 2020. O choque deverá atingir o seu pico no segundo trimestre deste ano, prevendo-se uma normalização gradual a partir do segundo semestre. O impacto da crise pandémica tem uma natureza muito persistente, associada à destruição de capacidade produtiva instalada, não se observando um retorno do nível do PIB à trajetória projetada no boletim de dezembro de 2019. O perfil da atividade económica em Portugal acompanha os desenvolvimentos a nível global e, em particular, na área do euro.
Leia mais informações no Comunicado do Banco de Portugal sobre o Boletim Económico de março de 2020.