Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > Novas tecnologias de fabrico contribuem para melhorar eficiência e desempenho - Um caso do sector aeronáutico

Tecnologia & Inovação

Novas tecnologias de fabrico contribuem para melhorar eficiência e desempenho - Um caso do sector aeronáutico

09 Agosto 2023

A indústria dos moldes desempenha um papel crucial no fabrico de peças e componentes, cada vez mais complexas e de alta precisão, para diversos sectores. A pressão por redução de custos e prazos de entrega mais curtos é uma realidade, e a busca por maior eficiência e produtividade torna-se essencial para a garantir a competitividade no mercado.


No caso do sector aeronáutico, por exemplo, o contexto é de extrema exigência, obrigando a uma procura contínua por melhores soluções tecnológicas nos materiais e nos processos de fabrico, com vista à redução de desperdício e melhoria do desempenho, tanto quanto possível.


Nesse sentido, a redução de peso das aeronaves tem sido uma meta constante e os processos tradicionais, como a cura em autoclave, têm sido questionados devido aos desafios de montagem de estruturas complexas e de grande dimensão, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras que sejam capazes de responder a estes desafios específicos.


Uma abordagem promissora é a implementação de tecnologias fora-do-autoclave (OoA – Out-of-Autoclave), que podem oferecer benefícios significativos, como a redução do consumo de energia, a diminuição dos tempos de ciclo e a otimização do investimento em moldes e ferramentas.



AUMENTAR EFICIÊNCIA E PRODUÇÃO, CONTRIBUINDO PARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E DESCARBONIZAÇÃO

Um exemplo neste contexto é o projeto GAVIÃO, uma copromoção, cofinanciada pelo programa Portugal 2020, que resulta da colaboração entre o INEGI, a Airbus Defence & Space, o ISQ e a OPTIMAL. O objetivo do GAVIÃO é desenvolver novas tecnologias de fabrico de estruturas aeronáuticas de grande dimensão em materiais compósitos, utilizando processos OoA. Essa abordagem visa não só aumentar a eficiência e a cadência de produção de aviões leves, mas também contribuir para a redução do consumo de energia e das emissões de CO2 no sector aeronáutico.


No âmbito do projeto, o INEGI tem-se concentrado no desenvolvimento e otimização de um processo de estampagem a quente de compósitos com matriz termoplástica. Esse processo mostra-se promissor para a produção de peças de fuselagem de aeronaves fora da autoclave, tendo em consideração os requisitos de qualidade e as propriedades mecânicas exigidas pela indústria aeronáutica.


Estas tecnologias emergentes têm o potencial de trazer vantagens significativas para as empresas da indústria dos moldes. Além de reduzir o tempo de ciclo e os custos associados, as soluções OoA oferecem maior flexibilidade, adaptabilidade e sustentabilidade. Ao adotar estas tecnologias, as empresas podem posicionar-se de forma competitiva no sector aeronáutico, atraindo parcerias estratégicas e conquistando clientes que procuram soluções de fabrico inovadoras e eficientes.




Texto: Ricardo Rocha (Engenheiro de Produto e Processos no INEGI)