Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > Printing life: impressão de biomateriais e células promete revolucionar a medicina regenerativa

Tecnologia & Inovação

Printing life: impressão de biomateriais e células promete revolucionar a medicina regenerativa

16 Janeiro 2024

Na edição 171 da revista Portugalglobal (AICEP), a Singapura é apresentada como «um fenómeno económico que evoluiu de uma cidade portuária em decadência para um ícone global de inovação e prosperidade», sendo já «o sétimo país mais inovador do mundo».


Um exemplo vanguardista em desenvolvimento no país e que está a revolucionar os cuidados de saúde é a utilização de impressão 3D para substituir partes do corpo humano. Esta inovação pioneira resulta da colaboração entre o Singapore General Hospital e o Singapore Centre for 3D Printing, da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), liderado pelo português Paulo Bártolo.


A bioimpressão trata-se de um subconjunto da impressão 3D aplicado ao sector da saúde, numa fase inicial de desenvolvimento, que permite a impressão de biomateriais e células, com vista à criação de tecidos e órgãos para medicina regenerativa.


Durante a entrevista ao canal de transmissão CNA, Paulo Bártolo indicou que a maioria dos casos que se encontram a realizar são estudos pré-clínicos em animais, pelo que a fase seguinte são os ensaios em humanos.




Goh Su-Yen, diretora clínica do Singapore General Hospital, referiu que esta inovação «significa imprimir órgãos, o que representa o Santo Graal porque, neste momento, o melhor que é possível ter é uma doação e transplante de órgãos e, a partir de agora, podemos começar a desenvolvê-los, por exemplo, pele, pâncreas ou fígado, ou as suas células num laboratório. Seriam compatíveis com o paciente e posteriormente implantados».


Paulo Bártolo acrescentou que uma vantagem diferenciadora da impressão 3D é a sua capacidade para personalização dos dispositivos médicos, de acordo com as necessidades e características específicas dos utilizadores, permitindo uma maior eficácia dos tratamentos e uma redução de custos.


Assista à entrevista completa para saber mais sobre o futuro promissor desta tecnologia transformadora (conteúdo em inglês).


SABER MAIS >>>