Testes são a chave para a excelência do fabrico do molde
No fabrico de moldes, a precisão e a qualidade são a chave para garantir o sucesso d (...)
21 Novembro 2024
Selecione um produto / serviço
24 Outubro 2024
«Moldes e grande capacidade de produção de plásticos com impressão 3D» foi o título do webinar promovido pela 3DZ, em parceria com a CEFAMOL, no dia 22 de outubro. Especialista em tecnologias de impressão 3D e fabrico aditivo, a 3DZ presta também serviços de consultoria a profissionais e empresas desde 2011. De nacionalidade italiana, está presente em várias geografias para garantir um apoio personalizado, incluindo em Portugal, contando com instalações no Porto e na Marinha Grande, mas com uma capacidade de cobertura mais ampla.
Embora a moldação por injeção seja o método mais comum na produção de peças plásticas, há uma alternativa que está a revolucionar o mercado, em matéria de rapidez, custo e flexibilidade: a impressão 3D de moldes. Foi esta a principal mensagem que Pedro Costa, representante da 3DZ neste evento, transmitiu aos profissionais da indústria sem, no entanto, ter antagonizado os métodos tradicionais de fabrico de moldes. «Os moldes não vão desaparecer, a injeção de plástico não vai desaparecer», assegurou, acrescentando que «a impressão 3D é um complemento».
Engenheiro de Materiais de formação, Pedro Costa destacou que tem sido precisamente a área dos Materiais a registar, nos últimos anos, grandes melhorias no âmbito da sua aplicação na impressão 3D. Embora as tecnologias e as máquinas também tenham evoluído bastante, têm surgido cada vez mais materiais, com formulações muito bem desenvolvidas (muitas vezes semelhantes às dos materiais tradicionais e, em alguns casos, até mesmo melhores, em termos de propriedades mecânicas) e têm, igualmente, surgido mais certificações para os mesmos.
Além de elucidativo a respeito da capacidade produtiva e da qualidade dos acabamentos de uma peça impressa, quando comparada com uma peça injetada, este webinar também incluiu exemplos práticos da utilização de impressão 3D por marcas como a Ford, a Pepsi e a Alstom.
Em suma, Pedro Costa esclareceu que, no sector dos moldes ou de injeção de plástico, esta tecnologia pode ser utilizada para diversas aplicações, como protótipos e pré-séries de peças funcionais, o fabrico de ferramentas auxiliares, o fabrico de insertos moldantes e até o fabrico de peças finais. Na sua opinião, a impressão 3D não surge como um substituto, mas sim como um complemento da produção tradicional, oferecendo vantagens competitivas e rentabilidade às empresas que optam por integrar esta solução.
Para todos os interessados em conhecer melhor as soluções da 3DZ, a empresa vai estar na 3D Additive Expo, em exposição na Expo Salão, na Batalha, de 07 a 09 de novembro.