Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > Fabricação Aditiva: o novo paradigma do processo de fabrico

Tecnologia & Inovação

Fabricação Aditiva: o novo paradigma do processo de fabrico

09 Março 2020

A fabricação aditiva, um processo industrial que envolve técnicas como a impressão 3D e a prototipagem rápida, representa um desenvolvimento tecnológico que tem impulsionado as empresas para novos processos produtivos, disruptivos, e que permitem ganhar alcançar novos ganhos e competitividade.


Exemplos de vantagens que o mercado reconhece são a possiblidade de fazer peças com geometrias muito complexas e a redução do tempo de ciclos nos moldes (podendo ascender até aos 50 ou mesmo 60%) e o conformal cooling, ou seja, uma refrigeração sem limites, já que confere flexibilidade ao design, permitindo ganhos inquestionáveis.


Alguns defendem que a fabricação aditiva vai ser a resposta para o futuro da produção do artigo de plástico sem, no entanto, substituir o processo de fabrico do molde. Vai tornar-se, sim, e cada vez mais, um complemento, podendo ambos os sistemas coexistir de forma híbrida e integrada.


Por outro lado, ainda há no setor dos moldes uma desconfiança global quanto ao processo aditivo, que deriva de desconhecimento do verdadeiro benefício destas tecnologias, acabando por serem valorizadas as suas limitações.


Leia o artigo completo, com as opiniões da BBE, da Erofio e da Socem, na revista Tech-i9: Tecnologia e Inovação.