Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > FUCHS CARE: O conceito português tem potencial de internacionalização

Sponsored

FUCHS CARE: O conceito português tem potencial de internacionalização

20 Setembro 2023

Criado em 2019 pela FUCHS Portugal, o pacote de serviços FUCHS CARE tem tido tanto sucesso que chamou agora a atenção de outras filiais do Grupo. Parece que a equipa da empresa da Maia pensou mesmo em tudo ao desenvolver os serviços para garantir o bem-estar permanente, a alta performance e a longevidade das emulsões nas máquinas-ferramenta. O facto de melhorar o balanço ambiental, bem como a Higiene e a Segurança no trabalho faz com que os serviços FUCHS CARE sejam uma solução atual e com futuro para as empresas metalúrgicas.




“Temos uma equipa especializada, equipamento de topo e temos um laboratório, o que em Portugal é determinante, já que somos uma das duas empresas de lubrificantes no país com laboratório para lubrificantes”, informa Carlos Braga, Diretor Técnico da FUCHS Portugal. Carlos Braga diz-se muito satisfeito com a boa aceitação do conceito: “Temos cerca de 20 empresas como clientes FUCHS CARE.” A equipa consiste em três pessoas: um técnico de emulsões, um engenheiro mecânico com a função de Engenheiro de Aplicação, e o Gestor de Produtos Metalworking que é mestre em Ciências Químicas. “Normalmente basta um dia para executarmos o serviço, mas consoante o número de equipamentos, as situações podem alterar. Podemos estar três ou cinco dias num cliente. Temos clientes com 10 máquinas e outros com 100”, informa o técnico de emulsões que se desloca com a carrinha FUCHS CARE para as diferentes empresas. A carrinha especializada transporta vários equipamentos para a execução dos diferentes serviços e tem um guincho que permite ao técnico “fazer sair o aspirador que pesa centenas de quilos”, sublinha Carlos Braga.


“Este aspirador de superfície é extremamente eficaz para retirar os óleos estranhos”, continua o responsável e explica: “Os óleos estranhos são contaminações inevitáveis das emulsões - que são fluidos solúveis de corte de metais misturados com água. As emulsões podem ser contaminadas por substâncias externas, como os óleos de lubrificação das máquinas-ferramenta, os óleos hidráulicos, os óleos das caixas de engrenagem, os dos guias e barramentos ou até massas lubrificantes. O nosso aspirador consegue retirar esses óleos estranhos das emulsões porque separam-se e ficam à superfície. Esta operação executa-se apenas a nível superficial, o que garante que não existe a remoção da emulsão e que não são criados resíduos para além dos necessários.” Carlos Braga ainda explica a vantagem: “A emulsão limpa tem um valor pH mais estável e fica livre de contaminações que possam potenciar a existência de micro-organismos.” A manutenção regular assegura a boa performance e prolonga a vida útil das emulsões, o que reduz o impacto ambiental. “O serviço FUCHS CARE pode alargar o período de utilização da emulsão, por exemplo, de 6 para 12 meses, o que aumenta a sustentabilidade do sistema e reduz custos. Esta redução de custos é potenciada porque elimina a necessidade de operadores para retirar a emulsão usada, fazer uma emulsão nova e tratar do enchimento, para além de anular os custos de eliminação da emulsão”, explica o Diretor Técnico.


Após cada manutenção, o técnico dos serviços FUCHS CARE prepara e envia um relatório ao cliente, com imagens da emulsão “antes e depois do serviço”. Também é este técnico que recolhe as amostras de emulsões, se necessárias.


Sempre que preciso, o Engenheiro de Aplicação acompanha o colega aos clientes para prestar todo o suporte técnico. Quanto a situações de emergência, a equipa FUCHS CARE consegue dar resposta de um dia para o outro. “Imaginemos que num cliente foi deixada uma torneira aberta e a emulsão saiu na totalidade do depósito da máquina. Neste caso, podemos deslocar-nos de imediato ao cliente para executar as necessárias ações: preparar a emulsão, limpar o tanque e tratar do enchimento. Ou quando as análises dão um resultado negativo. Neste caso, depois de analisarmos a amostra no nosso laboratório, no dia seguinte, poderemos adicionar um aditivo à emulsão”, informa Carlos Braga e sublinha que geralmente o serviço é regular e que vários clientes contratam o serviço com antecedência para períodos em que a fábrica esteja fechada.


O pacote de serviços FUCHS CARE é uma mais-valia para o setor metalomecânico em Portugal. Será que para outros países também? Em outubro, Carlos Braga vai apresentar o conceito, que integra os Serviços de Assistência Técnica (SAT) da FUCHS Portugal, a outras filiais FUCHS, dado o interesse do Grupo em alargar o fornecimento de soluções de lubrificação para além da venda dos lubrificantes.



Sobre a FUCHS em Portugal

O Grupo FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes do mundo, fundou uma filial em Portugal em 1989. Desde então, a FUCHS Lubrificantes Unipessoal, Lda. tem vindo a oferecer ao mercado português uma das gamas mais alargadas de lubrificantes: lubrificantes automóveis e industriais, massas lubrificantes, fluidos de tratamento de metais, lubrificantes para aplicações especiais e serviços. As primeiras instalações eram em Pedrouços na Maia, onde iniciou a produção de lubrificantes industriais e automóveis que terminou em 2013. Em 1995 a FUCHS mudou-se para a Zona Industrial da Maia, onde está até hoje.


Sobre a FUCHS

Fundada em 1931 como empresa familiar em Mannheim, a FUCHS é hoje o maior fabricante independente do mundo de soluções inovadoras de lubrificação. Hoje, os 6.000 colaboradores em mais de 50 países continuam a partilhar o mesmo objetivo: manter o mundo em movimento de forma sustentável e eficiente. Para cumprir esta exigência, a FUCHS foca-se em perfeição e não em standards. Por isso, a empresa entra num diálogo intensivo com os clientes para o desenvolvimento de soluções individuais e, ao mesmo tempo, é consultora experiente, solucionadora inovadora de problemas e parceira de equipa fiável. Em 2022, a empresa de alta tecnologia alcançou um volume de negócios de 3,4 mil milhões de euros com 34 fábricas e 56 filiais.