Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > PROCADIMOLDES: Inovação e parceria sólida com o cliente são pilares de sucesso

Indústria à Lupa

PROCADIMOLDES: Inovação e parceria sólida com o cliente são pilares de sucesso

19 Março 2024

Desde 1994 que a Procadimoldes se tem vindo a afirmar como uma das empresas de referência na indústria de moldes em Portugal, pautando a sua história por um percurso de crescimento consistente. Localizada na zona da Maceira (Leiria), com 46 colaboradores, destaca-se pela valorização de parcerias bem-sucedidas, orientando a sua prioridade para assegurar a melhor resposta aos seus clientes. Espanha, Alemanha e França são, atualmente, os principais mercados, operando em áreas como a indústria automóvel, médica e eletrónica, entre outras.


A Procadimoldes foi fundada por Carlos Pragosa, em novembro de 1994. Iniciou sua trajetória como uma empresa dedicada a serviços técnicos e de apoio às empresas de moldes, nomeadamente nas áreas do projeto e modelação 3D. Originária da vila da Batalha, a empresa, inicialmente pequena, expandiu-se ao longo dos anos, mudando para as atuais instalações, na zona da Maceira (Leiria), em 2000. Aí, foi crescendo paulatinamente, através de uma aposta em inovação e pessoas altamente qualificadas e comprometidas.


Ao longo de sua história, a Procadimoldes foi construindo a sua imagem, através de passos seguros e consistentes, sendo hoje uma das empresas de referência no sector, especializada no desenvolvimento e fabrico de moldes até 17 toneladas, abrangendo desde a conceção da peça até à expedição do molde. Tem como principais clientes diversos sectores, incluindo as indústrias automóvel (que representa cerca de 55 %, mas, no passado, já ascendeu a 80 %), médica, eletrodomésticos, eletricidade e eletrónica.


A nível geográfico, os principais mercados estão localizados na Europa, sobretudo em Espanha, Alemanha e França, mas a empresa desenvolve também projetos para o norte de África e, em menor escala, para os Estados Unidos da América.


Com 46 colaboradores, a empresa tem apostado em dedicar-se exclusivamente ao fabrico do molde, não se envolvendo na fase de injeção do plástico, serviço ao qual recorre sempre que necessário, mantendo, para isso, parcerias bem-sucedidas, ao longo dos anos. Reconhecida nos últimos anos com os galardões PME Líder e Excelência, a Procadimoldes é, desde cedo na sua atividade, certificada pela norma de qualidade ISO 9001:2015.


Carlos Pragosa, fundador da empresa e que, com a esposa Judite, partilha a gerência, salienta a importância da diferenciação como fator de sucesso, contando, como exemplo, a aposta que a empresa fez, em 2002, no fabrico do primeiro molde para bi-matéria. Hoje, a Procadimoldes oferece outras tecnologias, como a Variortherm, e, desde 2009, explora a inserção de sinterização a laser no fabrico do molde. Por enquanto, esta última é fornecida por alguns parceiros de confiança, mas trata-se, contudo, de uma das apostas que pensa em adotar internamente, no futuro.


Foto: Procadimoldes



APREENSÃO

Contudo, o responsável expressa preocupação com a instabilidade na indústria de moldes, especialmente devido à redução de encomendas do sector automóvel. Tal, no seu entender, “trouxe incerteza, preços baixos e exigências sem limite, ocasionando uma concorrência por vezes desleal”. Por isso, considera que o futuro, se o rumo não se alterar, “poderá ser algo sombrio”.


Para obviar esta situação, defende a necessidade de as empresas conseguirem “estreitar parcerias, otimizar processos e investir em sustentabilidade para enfrentar os desafios do futuro”.


No seu caso, enfatiza, procura ser, “não apenas uma formiga no carreiro, mas sim uma entidade inovadora e comprometida, procurando afirmar-se pela diferenciação da sua oferta”, defende.


Com foco na proximidade com o cliente, a Procadimoldes prepara-se para inaugurar uma segunda célula de produção, depois da primeira - que colocou em atividade em 2017.


Uma outra preocupação, sublinha, diz respeito aos fabricantes de pequena dimensão. Acredita que “uma parte importante das respostas do sector corre o risco de deixar de existir: as pequenas empresas que prestam serviços específicos, no âmbito da subcontratação e cujo papel tem sido essencial nos últimos anos, estão em risco, devido à quebra de trabalho”. E isto, enfatiza, “afetará todo o sector”.


Carlos Pragosa destaca ainda a sustentabilidade como uma prioridade, sobretudo no que diz respeito à proteção ambiental, explicando que, desde há bastante tempo, a empresa vem adotando medidas como a utilização de painéis solares e a conscientização para a reciclagem e separação de resíduos.


Apesar dos desafios, Carlos Pragosa olha para o futuro com otimismo, considerando como fatores-chave o “trabalho mais próximo dos clientes, o desenvolvimento de parcerias sólidas e o investimento na otimização de processos para garantir competitividade e qualidade”. Para subsistir, destaca ainda, “as empresas têm de apostar em técnica, planeamento e o melhor aproveitamento dos recursos”.


Foto: Procadimoldes