EDILÁSIO, do Grupo IBEROMOLDES, assinala 75 anos de atividade
Foi a 17 de janeiro de 1950 que Edilásio Carreira da Silva fundou a EDILÁSIO, na altura a terceira e (...)
15 Janeiro 2025
Selecione um produto / serviço
03 Dezembro 2024
Fundada no ano 2000, a CR Moulds, com sede na Marinha Grande, é hoje uma das empresas de referência na indústria de moldes. Ao longo das últimas duas décadas, a empresa tem-se afirmado pela sua aposta em inovação tecnológica, automação e internacionalização, consolidando-se em mercados de grande exigência, como o automóvel ou a eletrónica. A história da CR Moulds caracteriza-se por uma evolução contínua e pelo seu compromisso de encontrar as melhores soluções para alguns dos desafios globais, como a falta de mão-de-obra especializada e a competitividade do mercado europeu.
Desde a sua fundação, em 2000, que a CR Moulds tem protagonizado um processo de evolução contínua, sendo, atualmente, uma das referências no sector do fabrico de moldes em Portugal. Localizada na Marinha Grande, com uma equipa de 40 colaboradores, iniciou a sua atividade como uma empresa de consultoria focada no mercado alemão. Oferecia, então, serviços de intermediação e acompanhamento de projetos de moldes para clientes internacionais. Contudo, rapidamente cresceu e expandiu a sua ação.
Em 2004, com a criação de um gabinete próprio para o desenvolvimento de projetos e estudos de reologia, a empresa começou a dar os primeiros passos rumo ao fabrico dos seus próprios moldes. Um dos passos significativos do processo de crescimento aconteceu em 2006, quando o aumento do volume de trabalho levou à necessidade de internacionalizar o processo produtivo, impulsionando a entrada em novos mercados, como a Suíça e a Chéquia.
A estratégia de crescimento da CR Moulds foi, desde sempre, pautada pela inovação tecnológica e pela busca da excelência. Condições que contribuíram para a consolidação da imagem e notoriedade da empresa. Entre 2013 e 2015, através de um projeto SI Inovação, impulsionou o departamento de qualidade e metrologia, além de obter certificações ISO 9001 e ISO 14001, fundamentais para fortalecer a sua posição no mercado internacional. Este período marcou também o início da expansão global da CR Moulds, que, atualmente, atua em mercados como a Alemanha, Roménia, a Eslováquia, Israel, Marrocos, Tunísia e África do Sul. A nível sectorial, destacam-se o automóvel e eletrónica, mas também aplicações domésticas e eletrodomésticos e a indústria médica.
Foto: CR Moulds
DESAFIOS
Um outro momento crucial para o desenvolvimento da empresa foi o projeto submetido e desenvolvido com o apoio do programa PORTUGAL 2020, que trouxe consigo a automatização dos processos produtivos e o reforço das ferramentas de planeamento e controlo de custos. Este importante passo de modernização permitiu à CR Moulds otimizar a sua produção e, ao mesmo tempo, aumentar a sua presença e competitividade no cenário global. Recentemente, entre 2022 e 2023, a empresa investiu no aumento do seu parque de máquinas, ampliando ainda mais a sua capacidade produtiva.
Marcando a sua história por passos seguros e consistentes a CR Moulds foi, ano após ano, ultrapassando os mais exigentes desafios. E, de acordo com o CEO, Joaquim Rodrigues, a empresa olha, hoje, com alguma apreensão para a realidade do sector. As principais preocupações da empresa, assinala, passam também pela “escassez de mão de obra especializada, a falta de interesse por parte dos clientes no mercado europeu - por falta de competitividade a nível de preços - e a instabilidade e incerteza nas diversas indústrias, principalmente o automóvel”.
Como principais desafios, enfatiza a necessidade de “tornar a indústria de moldes como carreira apelativa para chamar a atenção das novas gerações e a procura de novos mercados a nível sectorial e geográfico”.
A sua visão mantém-se focada, por um lado, na “inovação” e, por outro, “no desenvolvimento de competências”, considerando que as pessoas são o maior bem das empresas. "Precisamos de continuar a desenvolver as competências dos nossos colaboradores, criando uma equipa de sucesso que esteja preparada para enfrentar os desafios do futuro", afirma. Neste sentido, a formação de equipas multidisciplinares e o foco na automatização e controlo de qualidade são, no seu entender, pilares fundamentais da estratégia de crescimento da empresa.
A CR Moulds, conta ainda, tem procurado fortalecer a sua presença internacional através da participação em feiras, encontros bilaterais e visitas regulares aos clientes. A empresa valoriza também o estabelecimento de parcerias sólidas, com o objetivo de criar soluções cada vez mais inovadoras e personalizadas para as necessidades dos seus clientes.
Joaquim Rodrigues salienta ainda que a aposta no futuro “passa pela combinação entre tecnologia de ponta e uma equipa altamente qualificada e comprometida com a inovação”. Ao dotar-se das melhores ferramentas para enfrentar os desafios do mercado global, a CR Moulds mantém-se fiel à sua missão de entregar soluções de excelência, cumprindo aquelas que são as suas prioridades: “ser autónomos, ter comprometimento profissional, inovação, comunicação, foco nos resultados e gestão de crises”.