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Tecnologia & Inovação

A importância da correta montagem do sistema de injeção no molde

02 Março 2021

A injeção “Pin Point”, que também poderá ser denominada por injeção direta “Top Less”, consiste numa forma de injeção sem obturação por válvula, que tem como principal função deixar o artigo injetado com o menor vestígio possível. É muito utilizada na injeção de pequenos artigos, que requerem injeção pouco visível, em moldes de elevadas produções e ciclos rápidos.


De entre as vantagens da injeção “Pin Point” há a destacar o facto de:

- Os vestígios no artigo injetado serem muito reduzidos;

- Se realizar em ciclos rápidos;

- Exigir pouca manutenção.


Há, contudo, algumas desvantagens a considerar neste tipo de injeção, nomeadamente a necessidade de:

- Afinação correta do sistema de injeção;

- A máquina de injeção e o sistema estarem equilibrados;

- Haver um excelente controlo térmico do molde e do sistema de injeção;

- Alguma dificuldade de arranque de produção em sistemas multicavidades.



Interligação entre o molde e o sistema de injeção “pin point


A ligação entre o molde e o sistema de injeção é fundamental para um bom desempenho de acordo com as expectativas no artigo injetado.


Neste sentido, devem ser cumpridas todas as dimensões e instruções do fabricante rigorosamente, para obter um vestígio de acordo com o pretendido na peça injetada, para fácil mudança de cor do material, otimização de ciclos de produção e não haver fugas de material.


Todavia, a fim de haver controlo térmico efetivo do ponto de injeção, deve haver sempre refrigeração adequada junto ao mesmo, de acordo com o sistema de injeção.


Controlo antes e durante a montagem do sistema de injeção:

1. Diâmetros dos pontos de injeção através de calibre passa não passa;

2. Perfil do “Bubble” da injeção através de micrómetro de profundidades e esferas calibradas de diferentes diâmetros;

3. Diâmetro do alojamento de vedação do bico com molde, através de micrómetro de interiores ou calibre passa não passa;

4. Altura do alojamento de vedação do bico com molde, através de micrómetro de profundidades;

5. Caso o sistema de injeção seja fornecido em modo “Hot Half” com todos os componentes internos montados, ligações elétricas e verificações internas efetuadas pelo fornecedor do sistema de injeção, apenas será necessário proceder à respetiva montagem e ao aperto, para além da verificação visual do posicionamento dos torpedos nos respetivos “gates”.


Para que um sistema “Hot Half” funcione na perfeição é necessário respeitar os seguintes pontos:

1. Qualidade do aço das placas;

2. Dimensão e paralelismo dos planos interiores, (única garantia do ajustamento entre carburador e bicos);

3. Dimensão e paralelismo dos planos exteriores, (garantia do posicionamento dos bicos relativamente aos pontos de injeção);

4. Centramento dos bicos;

5. Altura dos bicos de acordo com projetado;

6. Equilíbrio térmico do carburador;

7. Equilíbrio térmico dos bicos.


Hot Half: Pontos de controlo fundamentais

1. Os planos de ajustamento entre placas, carburador e bicos estão na dimensão correta e garantem a inexistência de fugas de polímero durante a injeção;

2. As ligações elétricas estão identificadas e de acordo com a numeração projetada para as diferentes zonas de controlo;

3. Após a montagem, as alturas dos bicos estão à medida recomendada;

4. Os furos de aperto ao molde estão de acordo com o projetado;

5. Existem guias de montagem ao molde com altura suficiente para proteger os bicos durante a montagem;

6. Existe placa isolante;

7. Existem circuitos de refrigeração nas placas de aperto à máquina de injeção e na placa de contacto com o molde;

8. Todas as zonas de aquecimento deverão ser ligadas em simultâneo e verificada a estabilidade térmica e de consumo de cada uma das zonas de aquecimento.



Molde pronto para produção de peças

Caso alguma das verificações anteriores falhe e/ou não seja corrigida, é possível elencar um conjunto de problemas que podem surgir se o Sistema de Injeção ”Pin Point” e o Molde não cumprirem a correta ligação, a saber:

1. No artigo, a existência de “Stringing” (Fio), “Drooling” (Babar), deixar vestígios demasiado grandes e/ou dificuldade na troca de cor.

2. No processo de injeção, poderão surgir problemas como, por exemplo, a inundação do sistema através da fuga do material, a dificuldade de atingir o ciclo produtivo expectável bem como a injeção da peça.


Em jeito de conclusão podemos dizer que se forem cumpridos os requisitos indicados no texto, é garantido o sucesso do sistema.


Exemplo de Hot Half



Texto: Carlos Galo | Diretor Comercial na Yudo EU

Publicação: revista Molde, 121 (abril, 2019)