Publicidade

Omolde > Notícias > Alice, o primeiro avião comercial elétrico que a SETsa ajudou a produzir, prepara-se para voo inaugural

Tecnologia & Inovação

Alice, o primeiro avião comercial elétrico que a SETsa ajudou a produzir, prepara-se para voo inaugural

17 Janeiro 2022

O avião Alice, desenvolvido e produzido pelas empresas portuguesas Almadesign e SETsa (Grupo Iberomoldes) e pela israelita Eviation, voará pela primeira vez muito brevemente.


Apresentada oficialmente em 2019, no Paris Air Show, esta é a primeira aeronave regional com propulsão elétrica, que deverá ficar disponível em três versões: executivo, passageiros e carga.


Segundo a Exame Informática, um protótipo do Alice foi visto em testes de táxi (movimentos na pista) nos últimos dias num aeroporto nos arredores de Washington DC, Estados Unidos, e o primeiro voo experimental deverá ocorrer brevemente, após a conclusão com sucesso dos testes no solo.


Em entrevista ao Jornal de Leiria, Joaquim Menezes, presidente do Grupo Iberomoldes, explicou que este projeto «é consequência da longa parceria activa com a Almadesign, que fez o design do interior, que foi produzido integralmente pela nossa empresa SETsa, e entregue ao cliente, Eviation, em Le Bourget, durante o Paris Air Show, tendo sido montado pelas equipas da parceria portuguesa, nas imediações da exposição de Paris».


O avião recorre a dois motores elétricos Magni650 (640 kW de potência) montados na traseira e o raio de alcance operacional anunciado é de cerca de 800 km, o suficiente para, por exemplo, ligar grandes capitais europeias.


Foto: Jornal de Leiria