Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > PTKM: Serviço diferenciador assegura excelência no fabrico de moldes

Empresas

PTKM: Serviço diferenciador assegura excelência no fabrico de moldes

20 Janeiro 2022

A PTKM é uma jovem empresa, fundada em 2014 e determinada a crescer e assumir-se como um importante player na indústria de moldes. Até porque ‘crescimento’ tem sido a sua principal característica neste percurso. Tem centrado a sua orientação na missão de proporcionar a todos os clientes um serviço de excelência, sustentado em elevados padrões de qualidade e rigor. Com 24 colaboradores, a empresa olha o futuro com otimismo, apostando em novos projetos que lhe permitam, a curto prazo, enveredar por novas áreas de negócio.


A PTKM é uma empresa de fabrico de moldes que resulta da aposta de dois profissionais deste sector, com larga experiência, que decidiram avançar para um projeto em conjunto.


A empresa foi criada em 2014, na zona da Barosa (Leiria), começando por prestar serviços de manutenção, reparação e ajustes, bem como maquinação das zonas moldantes. Os seus primeiros clientes foram fabricantes de moldes da região. No entanto, a dinâmica, associada aos elevados padrões de qualidade e excelência, fizeram com que a PTKM rapidamente crescesse e evoluísse para o fabrico de moldes, inicialmente com capacidade até cinco toneladas, mas a criar condições para evoluir para as dez toneladas.


O crescimento da capacidade produtiva permitiu que avançasse também para uma estratégia comercial mais sustentada, conquistando os seus próprios mercados internacionais. Alemanha e Holanda são disso um exemplo. No entanto, continua a prestar serviço, em larga medida, para a indústria nacional.


Nos primeiros anos de atividade, o ramo automóvel representou quase 100% da sua produção, mas, nos últimos anos, a empresa tem procurado seguir um caminho diferente, através da especialização noutras áreas, como a alimentar, a embalagem e a indústria medica e farmacêutica. O automóvel representa hoje cerca de 20%.


À medida que foi crescendo, a empresa procurou, também, abarcar o maior número de fases do processo produtivo. Por isso, criou a ‘Compartmod’, que se dedica à engenharia, desenvolvimento de produto e engenharia de moldes. Com a criação desta unidade, há dois anos, houve a necessidade de alargar a área produtiva, tendo sido anexado um novo pavilhão.


No total, as duas unidades têm 24 colaboradores.



EVOLUÇÃO E TECNOLOGIA

Com uma aposta permanente em tecnologia de vanguarda, a PTKM assegura todo um conjunto de serviços, desde o projeto ao fabrico, mas também outras áreas, como o controlo dimensional ou simulação de enchimento. Prepara-se, também, para automatizar os processos, de forma a rentabilizar os equipamentos. A instalação de uma célula de produção será uma das próximas etapas. Tem o seu processo de qualidade certificado, desde 2016, pela norma ISO 9001.


Mas o maior passo que a empresa se prepara para dar no futuro próximo consiste na criação de um novo rumo e uma nova abordagem ao mercado, apostando na engenharia para o desenvolvimento de um produto próprio. O objetivo, explica Pedro Neves, administrador, “é ter um processo diferenciado, que permita um controlo diferente e um negócio inovador”. Ou seja, “agarrar a capacitação que temos do desenvolvimento de produto e encontrar novos clientes, criar parcerias e ajudar empresas na área do desenvolvimento de produto”.


O futuro, para a PTKM, passa ainda por fechar o ciclo de produção do molde, vindo a apostar também na injeção de peças.


Para Pedro Neves, têm sido a sua equipa que têm permitido à empresa trilhar este caminho de crescimento. Trata-se de uma equipa jovem, com uma média de idades com cerca de 30 anos, dinâmica e fortemente motivada. A empresa tem apostado na sua formação interna valorizando, no momento do recrutamento, as suas características pessoais e o seu valor humano.