Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Núcleo do CENFIM de Oliveira de Azeméis recebe centro de formação HAAS

Sector

Núcleo do CENFIM de Oliveira de Azeméis recebe centro de formação HAAS

22 Julho 2022

A empresa americana de máquinas ferramenta Haas vai inaugurar um espaço de formação em Portugal que funcionará no Núcleo do CENFIM de Oliveira de Azeméis. Neste momento, decorrem os trabalhos de adaptação deste novo espaço que abrirá portas no mês de setembro, devendo receber o nome do fundador da marca americana, Gene Haas. O novo centro de formação representa um investimento de cerca de 1,5 milhões, possibilitando aumentar a capacidade de formação de jovens e qualificação de quadros, no âmbito do controlo numérico computadorizado (CNC).


Manuel Grilo, diretor geral do CENFIM, explica que esta nova unidade de formação surge na sequência de um projeto de cooperação estabelecido com a fundação que gere a marca americana (Gene Haas Foundation). Esta fundação dedica-se, nos Estados Unidos, à formação de quadros e criou, nos últimos anos, cinco centros de formação na Europa. Oliveira de Azeméis irá acolher o sexto que será o primeiro do nosso país.


O responsável lembra que o CENFIM foi pioneiro, em Portugal, na formação de maquinação CNC, tendo os seus núcleos, desde a década de 1980, equipados com esta tecnologia. Apesar desta aposta contínua e consistente, a indústria mantém uma carência considerável por profissionais desta área. Foi por isso com agrado que o CENFIM recebeu a notícia do interesse que a Haas tem em criar o seu mais recente centro de formação em Portugal.


As negociações entre as duas entidades tiveram início em 2021, tendo sido estabelecido um protocolo em novembro desse ano. Oliveira de Azeméis foi o local escolhido pela quantidade de empresas e dinâmica industrial de toda a região. O novo centro irá proporcionar formação, não apenas aos jovens a terminar o secundário, mas também no âmbito da qualificação de quadros das empresas.


“Esta é uma região onde temos recebido inúmeros pedidos de profissionais nessa área”, adianta.


O novo centro de formação será equipado com sete máquinas CNC, cinco das quais novas e que, ao abrigo do protocolo, serão vendidas a um valor muito mais baixo do que o preço de mercado. As outras duas são equipamentos já existentes naquele núcleo do CENFIM.


De acordo com Manuel Grilo, desde que foi inaugurado, o núcleo do CENFIM de Oliveira de Azeméis já realizou 108 cursos na área do CNC, tendo formado mais de 1500 profissionais.



ATRAIR JOVENS

O novo centro permitirá aumentar a quantidade de cursos e receber maior número de formandos, esperando-se que, com isso, a indústria daquela região possa receber mais profissionais qualificados, de forma a minimizar as carências que existem. Já com as novas tecnologias e o novo espaço, o CENFIM espera atrair maior quantidade de jovens para a indústria.


“Acreditamos que esta aposta poderá dar um interessante impulso na empregabilidade da região”, adianta Manuel Grilo.


Os responsáveis do CENFIM esperam ter, na cerimónia de inauguração, a presença do próprio Gene Haas que, para além de fundador da empresa de equipamentos de comando numérico computorizado é também o criador das equipas de automobilismo Haas CNC Racing, na NASCAR, e Haas F1 Team, que começou a competir na Fórmula 1 em 2016.


O primeiro centro Gene Haas começou a funcionar nos Estados Unidos e no Canadá em 2014, com a criação de centros de formação em parceria com empresas que lidam com máquinas industriais computorizadas. A chegada à Europa deu-se em 2018, com a instalação de laboratórios em países como Espanha, França ou Itália.


Leia a notícia completa na revista MOLDE 134 (julho 2022) >>>