
Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
30 Julho 2025
Joaquim Menezes, presidente e fundador do grupo Iberomoldes, foi o convidado do mais recente episódio do podcast O CEO é o Limite, do jornal Expresso, onde partilhou o seu percurso de mais de seis décadas na indústria de moldes, desde aprendiz a empresário com projeção internacional.
Fotografia: Nuno Fox para o Expresso
Natural de Coimbra, começou a trabalhar com apenas 15 anos, na Aníbal H. Abrantes, uma das empresas pioneiras do setor em Portugal. Formou-se em Engenharia Eletromecânica e, aos 28 anos, fundou a Iberomoldes ao lado de Henrique Neto, com quem partilhava uma visão de crescimento e internacionalização para a engenharia e desenvolvimento de produto. Desde 2009, Joaquim Menezes lidera o grupo em nome individual, mantendo operações em mais de 100 países e presença direta em quatro continentes.
Reconhecido pela sua aposta constante na inovação e na formação, com passagens por instituições como a Harvard Business School e o Japan Center —, o empresário continua, aos 78 anos, a dirigir os destinos da Iberomoldes, embora admita que o tema da sucessão é, atualmente, a sua maior preocupação. Entre as soluções em consideração está a venda do grupo, com o objetivo de garantir a continuidade e estabilidade futura da organização e dos seus colaboradores.
A entrevista destaca também a forte ligação de Joaquim Menezes à cultura de proximidade e desenvolvimento humano nas empresas, traço marcante da sua liderança ao longo das últimas décadas.
Ouça o episódio aqui.