
ISCTE prepara líderes para a gestão eficaz de Empresas Familiares
O ISCTE Executive Education anuncia a 7.ª edição do Curso Intensivo e Aplicacional de Gestão de (...)
02 Outubro 2025
23 Maio 2024
Comprometido com a sustentabilidade, o Grupo Moldoeste apostou recentemente na instalação de uma unidade de produção de autoconsumo (UPAC) com 1412 módulos fotovoltaicos instalados na sua unidade industrial da Maceira. Com uma potência total instalada de 770 kWp e uma produção média mensal de 105 MWh, a UPAC será responsável por mais de um terço da energia total consumida pelo Grupo, estimando-se que ultrapasse os 1.250.MWh no primeiro ano, o que representa uma poupança significativa nos custos energéticos do Grupo Moldoeste.
A empresa anunciou o investimento através das suas redes sociais, afirmando que «[à] medida que navegamos pelas complexidades do século XXI, uma coisa é clara: a sustentabilidade não é apenas uma palavra da moda - é uma necessidade. Para garantir um futuro próspero para as gerações vindouras, temos de fazer investimentos estratégicos em práticas e tecnologias sustentáveis hoje. Com isto em mente, investimos recentemente em fontes de energia solar renováveis. Este investimento não só reduz a nossa pegada de carbono, como também promove a independência energética.»
Ao descarbonizar grande parte da sua produção, o Grupo Moldoeste evitará mais de 590 toneladas de CO2 por ano, o que representa 15 144 de árvores plantadas.
O montante do investimento, que rondou o meio milhão de euros, foi cofinanciado pelo PRR.
No âmbito do seu compromisso com um futuro melhor para todos, o Grupo Moldoeste tem ainda em curso um processo de Certificação Ambiental (ISO 14001), cuja conclusão está prevista para o final do ano de 2024.