Sustentabilidade Automóvel: Revalorização de Componentes de Plástico
A BASF, em colaboração estratégica com a Mercedes-Benz, Pöppelman (...)
06 Novembro 2025
22 Agosto 2022
Com o apoio de várias empresas do sector, a equipa de Formula Student do Politécnico de Leiria (FSIPLeiria) competiu em Itália com um modelo automóvel dotado de um sistema de combustível eficiente que alcançou a redução da pegada ecológica através de "downsizing do motor" e da utilização de biocombustíveis.
«Com o aparecimento das novas tendências do mercado automóvel, isto é, o desenvolvimento de motores de combustão interna mais eficientes e a electrificação, surgiu a necessidade de aprender novas práticas e conceitos. Este veículo que esteve em competição em Itália começou a ser projectado em 2020, com o objectivo de criar um sistema mais eficiente e dinâmico e com menor pegada ecológica», refere a FSIPLeiria.
Entre as empresas que se associaram a esta iniciativa estão a TJ Moldes (maquinação de peças para o sistema de suspensão), a Erofio (maquinação de peças em alumínio), o Grupo Socem (maquinação de cubos de roda e porcas centrais) e a Moldes RP (Maquinação de peças em alumínio e componentes para o sistema de admissão produzidos com a tecnologia Digital Light Processing - DLP).

Foto: FSIPLeiria