Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > Projeto Piloto demonstra viabilidade da Reciclagem Química para Plásticos Automóveis

Sustentabilidade

Projeto Piloto demonstra viabilidade da Reciclagem Química para Plásticos Automóveis

29 Setembro 2025

Um projeto piloto de sucesso demonstrou a possibilidade da reciclagem química para resíduos complexos de veículos em fim de vida. Pela primeira vez, fluxos de resíduos automóveis, que antes só podiam ser reciclados termicamente, foram transformados em matérias-primas para novos componentes, como espumas para volantes, substituindo completamente os materiais fósseis.


A iniciativa, que contou com a colaboração da Porsche AG, BASF SE e a empresa de tecnologia BEST – Bioenergy and Sustainable Technologies GmbH, focou-se na reciclagem de plásticos de alto desempenho provenientes de resíduos de trituração automóvel (Automotive Shredder Residues – ASR), combinados com matérias-primas renováveis. Esta mistura complexa de plásticos, películas, tintas e espumas foi processada através de gaseificação, uma forma específica de reciclagem química, permitindo o seu retorno ao ciclo automotivo.


O projeto valida novas fontes de plásticos e aplicações para a reciclagem química em componentes, com o objetivo de reduzir a dependência de materiais virgens e aumentar a proporção de materiais reciclados nos veículos. O material reciclado quimicamente foi utilizado no fabrico de volantes, demonstrando a sua eficácia.


O processo inovador utilizou a tecnologia de gaseificação da BEST GmbH para converter resíduos plásticos e outros materiais em gás de síntese a altas temperaturas. Este gás e os seus derivados substituíram as matérias-primas fósseis na cadeia de valor da BASF, que posteriormente produziu a formulação de poliuretano necessária para os volantes, aplicando uma abordagem de balanço de massa.


Este avanço destaca o potencial da reciclagem química, incluindo pirólise, despolimerização e gaseificação, como complemento à reciclagem mecânica, para transformar resíduos complexos em novas matérias-primas valiosas e reduzir o desperdício que ainda hoje acaba em aterros ou é incinerado. A tecnologia de gaseificação, em particular, oferece uma alternativa viável para resíduos mistos, cujas características impedem a reciclagem mecânica de alta qualidade.




fonte: https://www.basf.com/global/en